ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

FARMACÊUTICO NA PRAÇA

farmaceutico-praca   

Voluntários se superam e atendem 10 mil em ação em 22 cidades

 

 

farmaceutico-praca2De leste a oeste do Estado de SP, ação levou serviços farmacêuticos e orientações sobre medicamentos à populaçãoAo incorporar o Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro, no calendário de suas atividades, o CRF-SP ampliou a ação que tem por objetivo mostrar à sociedade o trabalho e a importância do farmacêutico, bem como sua atuação na prevenção de doenças e no cuidado com a saúde. Nesse sentido, a realização do Farmacêutico na Praça simultâneo em diversas cidades do todo o Estado de São Paulo, em um dia dedicado exclusivamente à prestação de serviços farmacêuticos e orientações sobre o uso correto de medicamentos, é uma estratégia importante.
Em 2015, a campanha foi realizada no dia 12 de setembro em 22 cidades com participação de centenas de farmacêuticos voluntários, mobilizando a população e a imprensa em cada um dos locais onde a ação ocorreu. Ao todo, foram cerca de 10 mil atendimentos prestados pelos profissionais participantes, com o apoio de acadêmicos de Farmácia.
Em cada local foram montadas tendas de atendimento com toda a estrutura para que os farmacêuticos pudessem receber o público e, por meio de sua atuação, despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle.
Na capital, o evento aconteceu no Parque Villa Lobos, na zona oeste. O público atendido recebeu orientação sobre o uso correto de medicamentos, serviços de aferição de glicemia capilar e de pressão arterial, auriculoterapia com sementes, avaliação de exames laboratoriais, recolhimento de medicamentos vencidos ou sobras, teste e orientações sobre hepatite C e orientação farmacêutica sobre armazenamento de medicamentos, câncer de pele, colesterol, homeopatia, medicamentos gratuitos, plantas medicinais, pesquisa clínica e riscos da obesidade.

MOBILIZAÇÃO
O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, agradeceu a dedicação dos voluntários e reiterou a importância da ação para o benefício da saúde da população e para reforçar a presença e o valor da profissão na sociedade. “Mostramos a mobilização e a solidariedade dos farmacêuticos do Estado de São Paulo, que trabalharam voluntariamente prestando assistência farmacêutica. Agradeço a dedicação de todos no sucesso da iniciativa.”

Por Renata Gonçalez

 

 

 PATROCINADORES

 farmaceutico-praca3

 

 

 

 

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.