ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

COMISSÕES ASSESSORAS / HOMEOPATIA

 

Consulta ao farmacêutico homeopata 

Em São Paulo, universidade cria ambulatório homeopático para atender comunidade; Resolução 585/2013 regulamenta serviço e abre novos horizontes

 

Na homeopatia, são inúmeras as histórias de casos bem-sucedidos de pessoas que se beneficiaram da terapêutica para o tratamento de doenças diversas, cuja satisfação, quase sempre, está relacionada à disponibilidade do profissional homeopata em ouvir as queixas do paciente e avaliá-lo de forma abrangente, priorizando não só a indicação de medicamentos, mas, sobretudo, o atendimento humano e individualizado. A boa notícia é que com a com a regulamentação do consultório farmacêutico por meio da Resolução nº 585/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), mais pessoas poderão ter acesso a essa terapia complementar e alternativa. 

Ainda são poucos os ambulatórios voltados exclusivamente para o atendimento homeopático, e quase sempre não incluem o farmacêutico na equipe multidisciplinar. Esse quadro começa a mudar em especial após a publicação da lei 13.021/14, que atribui mais autonomia de trabalho ao farmacêutico, ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho exige mais qualificação desse profissional.
Uma iniciativa implementada neste semestre é o ambulatório homeopático do curso de Farmácia da Universidade Nove de Julho (Uninove), que funciona sob a supervisão dos professores dra. Patrícia Nancy Iser Bem e dr. Alfredo Ribeiro Filho, ambos farmacêuticos especialistas em homeopatia e mestres em Farmácia. O serviço tem carga horária de 20 horas semanais e beneficia tanto os alunos de graduação, ao poderem observar, na prática, o que aprendem em sala de aula, quanto a comunidade, que tem a oportunidade de resolver problemas de baixa gravidade de maneira efetiva, evitando complicações pela falta de atendimento e orientações básicas.
A Profª Patrícia explica que os atendimentos são gratuitos e agendados na recepção das unidades, em dias e horários de acordo com a agenda de cada professor, devendo os pacientes atenderem a alguns pré-requisitos já estabelecidos com os gestores dos ambulatórios.
“São encaminhados para os atendimentos pacientes com dúvidas sobre medicamentos homeopáticos, pacientes com transtornos menores, com baixa gravidade e pacientes encaminhados por outros especialistas que fazem ou não uso de outros medicamentos”, conta a professora. “As ações de assistência farmacêutica em homeopatia nos atendimentos são curativas, preventivas e de promoção à saúde. As consultas duram cerca de uma hora, utilizando-se uma ficha de anamnese desenvolvida e adaptada para estes atendimentos.”
Os estagiários do curso de Farmácia acompanham os atendimentos nas consultas, e cada caso é discutido posteriormente. Além disso, também são treinados para a prática da educação em saúde e divulgação dos serviços da farmácia. “Pedimos aos pacientes que retornem em 15 dias. Nesse meio tempo, os alunos têm acesso aos prontuários dos pacientes e ligam para saber se já estão tomando a medicação (após sete dias da consulta), se houve ou não agravação homeopática (exacerbação dos sintomas após a administração do medicamento homeopático) ou se o paciente melhorou sem agravação. Caso o paciente não tenha aderido ao tratamento, já identificamos nesse momento”, diz o Profº Alfredo.

homeopatiaDr. Alfredo Ribeiro Filho e dra. Patrícia Nancy Iser Bem, professores responsáveis pela implementação do ambulatório homeopático da UninovePRIMEIROS RESULTADOS
Apenas três meses após a inserção do atendimento homeopático nos ambulatórios da universidade, a equipe já colhe os primeiros resultados. “Apesar do pouco tempo, já obtivemos experiências positivas como o controle de pressão arterial de paciente polimedicamentoso, prescrevendo homeopatia como terapia complementar. Em 15 dias, a paciente relatou controle da pressão arterial, o que não conseguia somente com a terapia medicamentosa convencional. Observamos também excelentes resultados no tratamento de pacientes com dores moderadas, tratamento de sinusite crônica e rinite, por exemplo”, relatam os professores.
A visibilidade do serviço também já foi percebida, com a procura cada vez maior de pessoas que residem em locais distantes da universidade, além de familiares e amigos dos pacientes assistidos.

 

 

Por Renata Gonçalez

 

 

 

 

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.