ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

CRF-SP EM AÇÃO

COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO 2015

CRF-SP homenageia aqueles que orgulham a profissão farmacêutica

comenda

Ao longo da caminhada, permeada por muito trabalho e, principalmente, conquistas, o CRF-SP sempre contou com pessoas dispostas a contribuir com o fortalecimento da profissão farmacêutica e, consequentemente, com a saúde pública. Para homenagear algumas dessas personalidades e divulgar o seu exemplo, o CRF-SP criou a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista.
Em 2015, a premiação aconteceu na Câmara dos Vereadores, na capital, no Dia Internacional do Farmacêutico, em 25/9. A comenda é entregue a farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou a pessoas jurídicas, nacionais ou estrangeiras, para homenageá-los pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou por relevantes serviços prestados ao CRF-SP, que por méritos excepcionais, tenham se tornado merecedores da condecoração, conforme critérios de avaliação científica, acadêmica, ética e profissional.
Qualquer pessoa pode indicar nomes para receber a comenda. As indicações, no entanto, deverão ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Após, uma comissão analisará e selecionará os nomes que serão submetidos ao plenário para aprovação.

Confira os homenageados de 2015:

lauroDr. Lauro Domingos Moretto

Referência na indústria farmacêutica e coautor de 50 livros sobre Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, atualmente é presidente da Academia Nacional de Farmácia (ANF).
“É muita bondade dos conselheiros me distinguirem para essa homenagem, essa felicidade é pequena no grande contexto; o mais importante é o quanto a gente pode motivar e trabalhar com as pessoas para fazer muito mais do que eu fiz. Em 40 anos, foi possível estimular muita gente”.

maria luiza

Dra. Maria Luiza Rodrigues

Proprietária e farmacêutica magistral da farmácia Pró-Fórmula, em São José do Rio Preto, onde atuou como voluntária do CRF-SP como diretora regional e conselheira. Também leciona legislação farmacêutica na Universidade Paulista (Unip).
“Estou honrada, a sensação que tenho é que esse prêmio não é só meu, mas de um grupo que trabalhou para que tudo fosse conquistado, algo que eu sonhava está acontecendo. Estou superfeliz, escolheria sempre ser farmacêutica, não me vejo em outra profissão”.

nilceDra. Nilce Cardoso Barbosa

Possui a trajetória profissional marcada pela dedicação e incentivo à formação farmacêutica. É presidente do Instituto Racine, instituição voltada à educação e desenvolvimento profissional.
“É um momento profícuo da profissão, me sinto envaidecida, mas o sentimento que mais aflora é o de responsabilidade por ser escolhida entre tantas pessoas que contribuem com a profissão e continuar caminhando, prestando bons serviços à sociedade, já que é isso que vai fazer de fato com que a nossa profissão faça não apenas 1,5 mil anos como ela tem hoje, mas muitos mais”

pauloDr. Paulo Queiroz Marques
É um dos farmacêuticos com mais tempo de atividade no país. Com 94 anos, possui o CRF nº 16, é um dos fundadores da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).
“Tenho feito da farmácia o meu oxigênio, a minha razão de ser. Vivo em função da paixão pela farmácia brasileira, sou um autêntico farmacêutico de farmácia pública, gostava muito de manipulação, essa foi a verdadeira farmácia que eu exerci, tenho uma gratidão muito grande e orgulho de ser farmacêutico”.

edirVereadora Edir Sales

É advogada, professora, pedagoga, jornalista e radialista. Protocolou na Câmara de Vereadores da capital dois projetos de lei: o PL 312/15, que propõe instituir a Semana do Uso Racional de Medicamentos, e o PL 313/15, que prevê a ampliação dos serviços farmacêuticos oferecidos em farmácias e drogarias do município.
“Estou muito feliz por receber o prêmio dessa classe de suma importância, meus cumprimentos à diretoria atuante do CRF-SP. Aprendi a respeitar e me orgulho de ser a representação dos farmacêuticos na Câmara dos Vereadores. Vou lutar para que projetos que envolvam a profissão sejam aprovados, tenho orgulho de dizer essa é minha missão, valorizar essa categoria”.

zicoDeputado Estadual Zico Prado

É autor da lei 15.626/14, que torna obrigatória a presença de farmacêutico responsável técnico nos quadros das empresas transportadoras de medicamentos e de insumos farmacêuticos.
“A gente precisa de farmacêuticos bem preparados e a minha grande batalha é para que o medicamento e outros produtos cheguem às mãos da população em perfeitas condições. Nossa obrigação é garantir o transporte adequado com todos os requisitos necessários à garantia da eficácia”.

Por Thais Noronha