ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 122 - JUN-JUL-AGO / 2015

CRF-SP EM AÇÃO

 

V SEMINÁRIO DE ACUPUNTURA

Evento traz novidades do setor que atrai cada vez mais farmacêuticos

 Dr. Cassiano Takayassu demonstra técnicas de restauração biomagnéticaDr. Cassiano Takayassu demonstra técnicas de restauração biomagnética

 

Desde a publicação da Portaria 971/2006 do Ministério da Saúde, que instituiu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a prática da acupuntura, tem sido cada vez maior a procura de farmacêuticos interessados nessa área profissional.

Para trazer novidades do setor, o CRF-SP promoveu em julho, por meio de sua Comissão Assessora de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o IV Seminário de Acupuntura.

A atualização se faz necessária porque, mesmo em se tratando de uma prática milenar, a acupuntura traz uma abordagem sempre atual e em evidência, como afirmou o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, durante o evento. “Nossa comissão reúne profissionais pioneiros nessa área, discutindo o assunto de forma séria e em favor da valorização do farmacêutico.”

Os aspectos técnicos e a legislação foram destaque no seminário, com a palestra “A prática farmacêutica da acupuntura”, ministrada pelo dr. Edison Penachin. Ele detalhou como se dá o restabelecimento do paciente por meio do cuidado sobre a equilíbrio energético do indivíduo.

Um dos desafios do setor apontados no evento é fazer com que a acupuntura seja implementada nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pois, apesar de todos os resultados comprovados nessa área, esse serviço ainda não é disponibilizado na rede pública.


TÉCNICAS NÃO INVASIVAS

As técnicas não invasivas da MTC foram apresentadas pelo dr. Cassiano Takayassu, que abordou, com demonstrações práticas, a restauração biomagnética com o uso de fragmentos de cristais. Trata-se de uma terapia eficaz e um potente método preventivo de doenças diversas, atuando no corpo físico e energético, tratando a patologia mesmo quando esta é ainda assintomática.

Por Renata Gonçalez

 

 

  

 

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.