PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 120 - FEV-MAR / 2015
CRF-SP convida farmacêuticos a participar de ação de responsabilidade social
Instituída pela Lei Estadual 10.687/00, a Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) mobiliza profissionais para que levem informações sobre temas de relevância para a saúde pública e o direito à assistência farmacêutica às escolas de Ensino Fundamental II e Médio do Estado de São Paulo.
De caráter exclusivamente educacional e sem nenhum objetivo comercial, a SAF é um compromisso ético do CRF-SP que tem alcançado números expressivos com essa ação. Até agora, mais de 250 mil estudantes de escolas públicas e particulares, 22 mil alunos só em 2014, receberam as informações por meio desse projeto que demonstra responsabilidade social da categoria e da entidade.
O tema escolhido para o ano de 2015 foi sexualidade e foi definido após levantamento realizado junto às escolas públicas e privadas que receberam a SAF em 2014.
A palestra que abordará gravidez não planejada, DST/Aids, métodos contraceptivos, pílula do dia seguinte e automedicação, com linguagem adequada ao público-alvo, foi elaborada pelo Grupo Técnico de Ações na Comunidade do CRF-SP (GTAC - saiba mais no box).
Para a dra. Luciana Canetto, conselheira e coordenadora do GTAC, o momento é oportuno para que os farmacêuticos falem sobre sexualidade. “As estatísticas apontam para o crescimento do número de casos de HIV em adolescentes, de gravidez não planejada e uso indiscriminado de pílula do dia seguinte”.
Dra. Vivian F. L. Scaranello Machado, farmacêutica da cidade de Itapeva, interior de São Paulo, participou da SAF no ano passado e, juntamente com a equipe de farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia por ela capacitada, realizou 36 palestras em 28 escolas para 1702 alunos.
A profissional relata que, ao convidar colegas para serem palestrantes, muitos demonstraram interesse por perceberem que a recompensa vai muito além da remuneração, trata-se de um serviço de utilidade pública.
Por Thais Noronha
Como participar |
Farmacêuticos, participem também indicando escolas para receber a palestra da SAF. |