ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 115 - JAN-FEV-MAR / 2014

CRF-SP e Sinfar: união por valorização profissional

Ato Público organizado pelo CRF-SP e o Sinfar (Foto Agência Luz)Como parte do XIV Encontro Paulista de Farmacêuticos, a discussão sobre o compromisso social do farmacêutico e a valorização da profissão esteve em pauta no evento que marcou também o lançamento da campanha salarial de 2014.

O Ato Público contou com a participação de farmacêuticos de diversos setores e representantes de entidades, que expuseram questões relacionadas à educação, mercado e condições de trabalho e como isso influencia no dia a dia do farmacêutico e no crescimento e credibilidade da profissão perante a sociedade.

Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, diretor-administrativo da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef), defendeu ser necessário repensar estratégias para melhorar a imagem da profissão. Já dr. Leoberto Costa Tavares, da Comissão de Avaliação de Ensino Farmacêutico do CFF, defendeu a revisão das Diretrizes Curriculares nacionais do curso de Farmácia, implementadas em 2002. “Se pretendemos transmitir excelência às nossas ações profissionais, é preciso trabalhar para que a educação farmacêutica seja compatível com nossos interesses.”

Já dr. Pedro Menegasso destacou o cenário atual da profissão, que hoje congrega mais de 53 mil farmacêuticos e 25.289 estabelecimentos farmacêuticos. Ele enfatizou a expansão dos cursos de Farmácia que, em 15 anos, tiveram aumento de 405%. O presidente do Sinfar-SP, dr. Glicério Diniz Maia, falou sobre a atuação sindical da entidade e se colocou à disposição dos farmacêuticos que passam por dificuldades no exercício profissional.

Ao final, os convidados da mesa-redonda responderam perguntas dos participantes, com mediação do presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), dr. Ademir Valério.