ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 115 - JAN-FEV-MAR / 2014

 

Ex-comandante do Bope marca evento sobre gestão de carreira farmacêutica

 

O mês de janeiro foi inspirador para o farmacêutico que pretende unir planejamento, mudança de postura, oportunidade, escolhas bem feitas e, principalmente, ética em busca de uma carreira sólida.

Realizado em janeiro, o Seminário Gestão de Carreiras: Várias Áreas de Atuação, uma Única Profissão reuniu mais de 500 profissionais, no auditório da Unip – Vergueiro, na capital. Foi um dia inteiro dedicado ao direcionamento da carreira. Na primeira parte, especialistas de ponta debateram com os participantes por meio de painéis em que apresentaram os aspectos fundamentais para evoluir em cada área da Farmácia. Eles também enfatizaram as tendências do mercado, tendo em vista a realidade na qual o profissional está inserido.

Paulo Storani (Foto Agência Luz)Para propiciar ao farmacêutico o que de mais atual há no mercado, o CRF-SP trouxe um dos palestrantes mais requisitados de 2013, o antropólogo Paulo Storani, ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro) e consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2. A exemplo de anos anteriores, em que puderam participar das apresentações do consultor Max Gehringer e do maestro João Carlos Martins, os mais de 500 presentes acompanharam as situações pelas quais o ex-capitão passou em uma das tropas de intervenção policial mais respeitadas do mundo.

Storani mostrou o quanto decisões bem tomadas são fundamentais para uma carreira firmada na ética, planejamento e foco. “Muitas vezes, as decisões são nossas, solitárias e dolorosas, mas é assim que se escreve a história”, afirmou. Leia entrevista com Storani nas páginas 16, 17, 18 e 19.

Painel 1 (Foto Agência Luz)Participantes do Painel 1 - Pesquisa Clínica, Distribuição e Transporte e Plantas Medicinais e FitoterápicosOs participantes tiveram acesso a quatro painéis abrangendo as principais áreas da profissão farmacêutica. No primeiro, especialistas em Pesquisa Clínica (dr.Vitor Harada), Distribuição e Transporte (dra. Elaine Manzano) e Plantas Medicinais e Fitoterápicos (dr. Sergio Panizza) abordaram sobre o mercado em seus setores. Apesar de não ser uma área privativa, estima-se que 80% dos profissionais que atuam em Pesquisa Clínica são farmacêuticos. Para se destacar em Distribuição e Transporte, o profissional deve ser dinâmico, atualizado e bom gestor. Já o mercado de Plantas Medicinais e Fitoterápicos está em plena ascensão e presente em segmentos como alimentos, cosméticos, medicamentos, veterinária e até agricultura.

O debate do Painel 2 abordou sobre as carreiras nas áreas de Drogaria (dr. José Gomes Filho), Farmácia (dr. Ademir Valério da Silva), Homeopatia (dra. Deusa Sobral) e Indústria (Vicente de Laurentis Neto). Ao farmacêutico que atua em drogaria, é necessário que haja iniciativa e habilidade comportamental, além da técnica. A área magistral exige capacidade de empreender, seja como empresário ou colaborador, unindo dinamismo, conhecimento técnico e social.

Já o farmacêutico homeopata deve explorar o lado humanizado da área e estar motivado a entender e tratar o paciente como um todo. Por fim, para atuar na indústria é preciso conhecer e se adequar ao perfil que a empresa procura. Afinal, um processo seletivo não é uma ciência exata.

Durante o Painel 3, os profissionais debateram sobre Análises Clínicas e Toxicológicas (dra. Fabiana Boaretti), Farmácia Hospitalar (dr. Rômulo Carvalho) e Farmácia Clínica (Fabio Patrus). O farmacêutico que busca a carreira nas Análises Clínicas e Toxicológicas compete com outros profissionais como biomédicos e biólogos, no entanto, há áreas específicas que exigem o conhecimento diferenciado do farmacêutico. Já a Farmácia Hospitalar vem sofrendo grande reformulação nos últimos dez anos e, atualmente, tem uma visão mais geral da gestão e dos cuidados com o paciente. Para atuar na Farmácia Clínica são necessários quatro elementos: conhecimento, entrega, desempenho superior e estar alinhado à cultura da empresa. Atualmente, a competência possui três eixos: gestão, assistência e educação.

O quarto painel encerrou os debates com troca de informações entre especialistas que enfatizaram as oportunidades no mercado ao farmacêutico nas áreas de Consultoria (dr. Marcelo Ribeiro), Concursos Públicos (dra. Maria Schiavon), Pesquisa e Docência (dr. Fernando Fiol), Gestão ambiental (Maria Luiza Rossi) e Acupuntura (dr. Marcelo Buzanelli).

A consultoria no varejo é uma área nova, na qual o farmacêutico auxilia na organização e nas mudanças das drogarias. Na área de saúde pública, além de estudar para concursos públicos, o farmacêutico precisa se identificar com o setor, que vai além de cuidar do estoque, mas também da população e de sua equipe. Já o mercado de pesquisa e docência está muito aquecido, com mais de 500 cursos de ensino superior em todo o Brasil.

Quem quiser atuar nesta área tem de se dedicar à pós-graduação strictu senso, com mestrado e doutorado. Outro setor em ascensão é o de gestão ambiental, na qual o farmacêutico pode atuar de maneira completa, tanto na parte comercial, como na administrativa e técnica. Por último, para atuar em acupuntura, o profissional precisa estudar e desenvolver sua técnica de preferência, e estar pronto para atuar de forma autônoma.

acao seminario patrocinio

 

 

                                                             

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.