Revista do Farmacêutico 117 - CRF-SP em ação - SAÚDE PÚBLICA

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 117 - JUL-AGO / 2014

CRF-SP EM AÇÃO > SAÚDE PÚBLICA

Conselheiros municipais debatem assistência farmacêutica

Dr. Israel Murakami, dr. André Luis dos Santos,  dr. João Roberto da Silva, dr. Luiz Fernando Turini e  dr. Pedro Menegasso (Foto Mônica Neri)Dr. Israel Murakami, dr. André Luis dos Santos, dr. João Roberto da Silva, dr. Luiz Fernando Turini e dr. Pedro Menegasso (Foto Mônica Neri)Com o objetivo de discutir a participação social como ferramenta para ampliação da assistência farmacêutica, o CRF-SP promoveu em 26 de julho, por meio da sua Comissão Assessora de Saúde Pública, o 1º Encontro dos Farmacêuticos Atuantes nos Conselhos Municipais de Saúde.

Foi apresentado um levantamento do palestrante e coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF-SP, dr. Israel Murakami, que apontou que apenas 6% dos usuários do SUS compreendem o que é Conselho Municipal de Saúde (CMS), 10% sabem que o município conta com um conselho e 3% conhece alguém que atua no CMS. A pesquisa foi realizada no município de Cotia.

Além da palestra, uma mesa-redonda reuniu conselheiros e ex-conselheiros de CMSs dos municípios do Estado para apresentarem suas experiências. Participaram o dr. Luiz Fernando Masselli Turini, do município de Bariri; dr. André Luis dos Santos, de São José dos Campos; e o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jaboticabal e atual vereador, farmacêutico dr. João Roberto da Silva.

Além das exposições, foi realizado um debate com todos os presentes e elaboradas algumas propostas para ampliação da assistência farmacêutica e da participação efetiva do farmacêutico nos conselhos dos municípios.

Mônica Neri