Revista do Farmacêutico 117 - CRF-SP em ação - ENSINO FARMACÊUTICO

Nº 117 - JUL-AGO / 2014

CRF-SP EM AÇÃO > ENSINO FARMACÊUTICO

IX Fórum de Diretrizes Curriculares discute atribuições clínicas

Dr. Leonardo Régis (USP/Ribeirão Preto), dra. Sílvia Coimbra (Comissão Assessora de Farmácia Clínica), dra. Rosana dos Santos (UFSC) e dr. Leonardo Assis (UFOP) - Foto Renata GonçalezDr. Leonardo Régis (USP/Ribeirão Preto), dra. Sílvia Coimbra (Comissão Assessora de Farmácia Clínica), dra. Rosana dos Santos (UFSC) e dr. Leonardo Assis (UFOP) - Foto Renata GonçalezO CRF-SP promoveu o IX Fórum de Diretrizes Curriculares – Formação do Farmacêutico com Atribuições Clínicas, organizado pela sua Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (Caef).

O evento foi concebido com vistas às Resoluções 585 e 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e discutiu a formação adequada para que os profissionais estejam aptos a pôr em prática as atribuições clínicas descritas nas normativas.

A partir das experiências compartilhadas entre os participantes e as propostas discutidas ao longo do fórum, foi elaborado um documento para nortear os coordenadores do curso de Farmácia.

A coordenadora da Caef, dra. Marise Bastos Stevanato, ressaltou que a publicação das duas resoluções representa a oportunidade de mostrar à sociedade uma nova visão da profissão no Brasil. “Por esse motivo, é de extrema importância repensar os rumos do ensino farmacêutico, e o que devemos fazer para formar estes profissionais com as atribuições clínicas pretendidas na legislação”.

Público no plenário do CRF-SP: evento discutiu formação adequada para a prática das atribuições clínicas (Foto Renata Gonçalez)Público no plenário do CRF-SP: evento discutiu formação adequada para a prática das atribuições clínicas (Foto Renata Gonçalez)O diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado, destacou que tem ouvido muitas críticas sobre ensino farmacêutico em todo o Estado. “Por isso, discussões como essa são essenciais para melhorarmos o ensino e, então, enveredarmos os caminhos da profissão”.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, elogiou o empenho da Comissão ao promover o evento. “Trata-se de uma iniciativa que vai ao encontro do que defendemos como farmácia estabelecimento de saúde, pois, ao lutarmos por uma formação de qualidade, colocamos o farmacêutico no centro da farmácia, em detrimento do preço, do desconto, do volume de vendas”.

Também presente no evento, a vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, declarou que o debate demonstra a maturidade e o crescimento da categoria. “Para estudantes de Farmácia, é de suma importância que comecem, ainda na graduação, a se inteirar sobre as atribuições e responsabilidades do farmacêutico”.

Renata Gonçalez