Revista do Farmacêutico 113 - Farmácia Hospitalar

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha Farmácia Hospitalar


De olho no mercado veterinário

Atuação do farmacêutico no hospital veterinário cresce 530% em cinco anos

Tetra Images/LatinstockO farmacêutico tem um amplo leque de opções para atuar no Brasil. São mais de 74 áreas, que constantemente, se multiplicam. Um desses nichos é o da farmácia hospitalar veterinária, que nos últimos cinco anos quintuplicou no Estado, segundo o número de inscrições no CRF-SP, passando de três farmacêuticos, em setembro de 2008, para 16, no mesmo período de 2013.

Apesar do número aparentemente baixo, a tendência é que o farmacêutico ocupe cada vez mais esse espaço, já que a atuação deste profissional em hospitais veterinários é essencial para garantir a saúde e o bem-estar do animal.

De acordo com a dra. Vanessa Donegá Sartori, farmacêutica do Hospital Veterinário Anhanguera Educacional S.A., cabe ao farmacêutico desta área orientar os outros profissionais da equipe multidisciplinar do hospital sobre o uso de medicamentos para que haja o uso racional e, principalmente, a prevenção de erros de medicação. Para isso, deve-se considerar a eficácia terapêutica, estabilidade, armazenamento e conservação dos produtos. Outra função do farmacêutico é racionalizar os custos e perdas e gerir o estoque e a logística. 

“A importância do farmacêutico vai muito além do simples papel de dispensador. Sua rotina na farmácia hospitalar veterinária tem ênfase nas etapas do ciclo de assistência farmacêutica, como a seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação dos medicamentos e produtos para saúde.”

 Além dessas funções, é o farmacêutico quem monitora a estabilidade dos fármacos injetáveis e orienta a equipe multidisciplinar sobre diluição e armazenamento dos medicamentos. Também manipula, faz o envase dos germicidas, elabora o procedimento operacional padrão da farmácia hospitalar veterinária, controla, dispensa e escritura os medicamentos controlados pertencentes à Portaria 344/98.

Tabela

Medicamento de uso humano x medicamento veterinário

Os medicamentos de uso humano e veterinário se diferenciam principalmente pelo tipo de administração e dosagem, sendo que a maioria dos medicamentos veterinários possui o mesmo princípio ativo do de uso humano. 

Dra. Sartori explica que no que se refere à dosagem e a forma de administração, deve-se sempre adequar o medicamento ao tipo de animal e ao seu porte. “Em alguns animais, o fármaco humano é a única opção para o tratamento. É necessário realizar o cálculo do peso do animal, multiplicar com a dose específica de cada espécie e dividir pela concentração do fármaco escolhido”, explica.

Alguns medicamentos de uso humano, no entanto, podem causar efeitos adversos e colaterais, inclusive fatais ao animal. Por isso, é importante que só seja administrado no animal após avaliação do médico veterinário e da dispensação do farmacêutico.

“Os cuidados necessários para conservação e armazenamento de fármacos de uso humano e animal são os mesmos. Porém, o farmacêutico tem que dar uma atenção especial para estabilidade dos fármacos injetáveis dentro da farmácia hospitalar veterinária, devido ao uso de pequenas doses”, explica. 

Como exemplo, a farmacêutica expõe o uso do Omeprazol 40mg, frasco ampola, que ao se utilizar apenas 2 mL, sobra um volume de 3 mL que só terá estabilidade de 4 horas. Com o decorrer do tempo, o conteúdo restante no frasco adquire coloração amarelada e não poderá ser mais utilizado, pois não apresentará mais efeito terapêutico.

Sete competências

Foto: Divulgação
Dra. Vanessa Sartori: farmacêutico além do dispensador (Foto: Divulgação)
A especialista afirma que o perfil necessário ao farmacêutico hospitalar veterinário é o mesmo para o que atua na área humana. São necessárias as sete competências do farmacêutico descritas no manual de prática farmacêutica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 1997, ou seja, o profissional deverá ser: prestador dos serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde, capaz de tomar decisões, comunicador, líder, gerente, atualizado permanentemente (pesquisador) e educador.

“Os farmacêuticos são fundamentais na gestão da farmácia hospitalar, sendo o enfoque humano e/ou animal. O perfil profissional do farmacêutico está adequado a qualquer situação envolvendo medicamentos e produtos para saúde, com a condição que o profissional sempre se atualize na área hospitalar”.

 

Monica Neri.

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.