Revista do Farmacêutico 113 - Mercado de Trabalho

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha Mercado de Trabalho


Trade Marketing

Foto: Divulgação

Atuar na elaboração de estratégias de venda gera ótimas oportunidades para farmacêuticos

Uma carreira que oferece ótimas perspectivas profissionais para farmacêuticos está relacionada às ações estratégicas de vendas no varejo farmacêutico, ou seja, o trade marketing. Este trabalho é responsável por desenvolver as relações entre indústria, distribuição e o posicionamento dos produtos para saúde no ponto de venda. O desafio é conquistar o consumidor e proporcionar uma experiência de compra mais agradável. Tudo isso como forma de aumentar as vendas.    

Foto: Cultúra Images RF/LatinstockNo varejo, o profissional de trade marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para elaborar estratégias comerciais, organizar os produtos em gôndolas e prateleiras, definir preços, desenvolver campanhas publicitárias, etc. Para a indústria, ele interfere na definição de quais produtos poderão ser desenvolvidos e quais meios de distribuição serão adequados para atender as preferências do mercado alvo

.Embora não seja uma área exclusiva de atuação do farmacêutico, cada vez mais oportunidades se abrem para esses profissionais. O mercado está em crescimento e a visão técnica do farmacêutico é considerada um diferencial para o mercado de medicamentos e produtos para a saúde, que exige cuidados e conhecimentos específicos. 

A dra. Tatiana Pereira, mestre em marketing de planejamento estratégico e especialista em marketing digital pela Media Marketing School, explica que até pouco tempo as empresas contratavam apenas executivos da área de consumo. “Minha experiência possibilitou atuar em diferentes segmentos que, embora estivessem dentro do mercado farmacêutico, não eram explorados pelo profissional. Como farmacêutica e estrategista da área, acredito muito que o marketing auxilia na otimização dos serviços”, disse.

A especialista afirma que há sim uma demanda de profissionais para atuarem na área, citando o segmento de dermocosméticos, como outro potencial com ampla participação no faturamento do mercado.

Formação e experiência

O segmento requer profissionais que tenham aptidão para as áreas de marketing e vendas e facilidade em realizar análises comportamentais e de mercado. A formação requerida para farmacêuticos que pretendem se candidatar a esse tipo de atividade é que tenham especialização na área. Há diversos cursos de pós-graduação em trade marketing ou em planejamento estratégico de marketing e marketing de varejo. “Mas é importante salientar que a experiência no ponto de venda conta muito quando alinhada à especialização”, alerta a dra. Tatiana. 

Remuneração atraenteUm gerente de trade marketing tem remuneração considerada bastante atraente e oscila de acordo com o porte da empresa e o tempo de experiência no segmento. Veja o quadro abaixo com a média salarial praticada pelo mercado, segundo o Guia Salarial 2013, desenvolvido pela consultoria Robert Half. 

Média salarial para profissional de trade marketing

tabela

Carlos Nascimento

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico