Revista do Farmacêutico 112 - Especial - Congresso

rf106_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 112 - JUL-AGO / 2013

Revista 112 setinha Capa

especial_congresso_logo

Upgrade de conhecimento

O maior congresso farmacêutico da América Latina está próximo!De 5 a 8 de outubro de 2013 - Transamerica Expo Center - São Paulo/SPParticipe e adquira conhecimento para crescer na carreiraAcesse: www.crfsp.org.br/congresso

Os preparativos para o XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos estão a todo vapor. Com o tema “Conhecimento, Prática e Atitude: Essência do Farmacêutico”, os participantes terão acesso a uma programação científica com os mais conceituados profissionais do Brasil e exterior (veja programação no final da reportagem).

 

Foto: Divulgação
Pela primeira vez, o Congresso será no Transamérica Expo Center (Foto: Divulgação)

Serão 14 minicursos, 24 palestras, quatro mesas-redondas e 20 simpósios, seis deles no formato TED: Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento, Design), isto é, com palestrantes apresentando suas experiências pessoais e profissionais sobre o assunto abordado. Este é um novo formato que vem crescendo por todo o mundo e que tem como objetivo ‘ideas worth spreading’ (espalhar ideias que valem a pena). 

 

Para o coordenador da Comissão Executiva do Congresso e conselheiro do CRF-SP, dr. Fábio Ribeiro da Silva,  essa é uma oportunidade de crescimento profissional. “Somente por meio do estudo, capacitação e atualização técnica é que se obtém o conhecimento necessário para ser um profissional de destaque e que, acima de tudo, faz a diferença na vida das pessoas.”

 

Foto: Agência Luz
Coordenador da Comissão Executiva do Congresso, dr. Fábio (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

São esperados mais de 5.000 profissionais e acadêmicos de todas as regiões do país que buscam por aperfeiçoamento técnico e excelência nas discussões sobre gestão, inovação tecnológica de serviços, produtos e insumos em saúde. Além, é claro, da oportunidade de networking com farmacêuticos de todo o mundo.

 

Outra mudança importante será o local. Desta vez, o Congresso Paulista de Farmacêuticos será realizado no Transamérica Expo Center, um dos mais importantes centros de eventos do Brasil, reconhecido pelas suas modernas instalações, para melhor atender às necessidades de estrutura, espaço, localização, recursos e comodidade.

especial_congresso_numeros

Eixos temáticos

Foto: Chico Ferreira / Agência Luz
Coordenadora da Comissão Científica do Congresso, dra. Patrícia Mastroianni (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

Os eixos temáticos nesse Congresso estão organizados em Assistencial; Tecnologia e Desenvolvimento de Produtos de Saúde; Tecnologia e Desenvolvimento de Serviços em Saúde e Políticas Públicas. (veja tabela abaixo)

A dra. Patrícia Mastroianni, coordenadora da Comissão Científica e conselheira do CRF-SP, explica a mudança. “Ao invés de dividirmos os temas das palestras e debates por área de atuação, como era feito nas edições anteriores, fizemos com que todas as áreas se interligassem de forma transversal. Um upgrade qualitativo.”

Já os principais temas abordados na programação são a farmacoeconomia, cosmetologia, radiofármacos, assistência farmacêutica, doping, interação medicamentosa, medicamentos biológicos, fitoterápicos, toxicologia forense, farmacodependência, saúde ambiental, farmacêutico no SUS, homeopatia, serviços farmacêuticos e outros.

especial_congresso_eixosParticipação dos farmacêuticos

O CRF-SP recebeu mais de 250 artigos científicos de todo o Brasil para serem expostos no Congresso.

Todos os trabalhos foram enviados à Comissão Científica do evento. Todos os resumos aprovados serão publicados em suplemento da Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, revista indexada com classificação B2 da Qualis/Capes 2012.

Destaque internacional

O Seminário Internacional de Farmacêuticos, que neste Congresso estará em sua nona edição, já se consolidou como uma oportunidade de ampliação das redes de relacionamento entre diferentes culturas e de conhecer as experiências em outros países. 

Com alguns dos profissionais mais renomados do planeta, o Seminário contará com palestrantes da Espanha, Portugal e Estados Unidos, que abordarão a atualidade, as transformações e evoluções científicas relacionadas aos quatro eixos do Congresso.

especial_congresso_mais-oportunidadesPara o presidente de honra do Congresso, dr. Mario  Hirata, será oferecido um programa de excelência, com reconhecidos cientistas e profissionais das inovações tecnológicas. “Fomos realmente premiados com a confirmação de vários dos ilustres palestrantes. Por favor, confiram no site mais um evento singular que o CRF-SP está proporcionando a vocês, merecedores da maior atenção no âmbito da educação continuada.”

 

 

 

 

 

 

 

 Conheça os palestrantes internacionais     

especial_congresso_eua 

EUA

Foto: Divulgação US Pharmacopeia

Dra. Margareth R.C. Marques
U.S. Pharmacopeia
Cientista Sênior da U.S. Pharmacopeia e contato científico para o Brasil.

especial_congresso_es

ESPANHA

Foto: Arquivo Pessoal

Dr. Adrian LLerena
Clinical Research Center Extremadura University Hospital and Medical School
MD PhD em Farmacogenética Clínica (1988), farmacologista clínico e pesquisador visitante no Instituto Karolinska, na Suécia (1989-1992). Fundador e coordenador da Rede Ibero-americana de Farmacogenética RIBEF.

especial_congresso_pt

PORTUGAL

Foto: Arquivo Pessoal Dr. Francisco José de Baptista Veiga 
Universidade de Coimbra
Prof. Catedrático de Tecnologia Farmacêutica. Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Perito da Agência Regulatória de Portugal (Infarmed) e da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

especial_congresso_eua

EUA

Foto: Arquivo Pessoal Dr. Humberto Zardo
Consultor internacional, docente e assessor em gestão e melhoria de operações industriais. Ex-diretor técnico de Allergan Pharmaceuticals (Brasil e USA) e Program for Appropriate Technology in Health (USA). Farmacêutico industrial, especialista em negócios internacionais e engenharia de materiais.

especial_congresso_es

ESPANHA

Foto: Arquivo Pessoal Dr. Manuel Machuca González 
Sociedade Espanhola de Otimização da Farmacoterapia
Doutor em Farmácia pela Universidade de Sevilha. Presidente da Sociedade Espanhola de Otimização da Farmacoterapia. Diretor da Unidade de Otimização de Farmacoterapia Social de Sevilha (Espanha).

especial_congresso_eua

EUA

Foto: Arquivo Pessoal Dra. Djenane Ramalho de Oliveira 
UFMG e Universidade de Minnesota
Educadora, pesquisadora e farmacêutica com PhD em Farmacia Social e Administrativa.Atualmente é professora da Faculdade de Farmácia da UFMG, coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da UFMG, professora-adjunta do Departamento de Atenção Farmacêutica e Serviços de Saúde da Universidade de Minnesota, e pesquisadora colaboradora de Fairview Health Services, sistema de Saúde do Estado de Minnesota (EUA).

especial_congresso_pt

PORTUGAL

Foto: Arquivo Pessoal Dra. Maria Teresa Ferreira Herdeiro 
Universidade de Aveiros e CESPU
Farmacêutica. Doutora em Saúde Pública. Consultora Científica da Unidade de Farmacovigilância do Norte da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Professora Universitária da Universidade de Aveiro e da CESPU.

 

História

 

Foto: Divulgação
Palestra no 16o Congresso Paulista de Farmacêuticos (Foto: Divulgação)

Mais de 45 mil farmacêuticos e estudantes já participaram das edições do Congresso Paulista de Farmacêuticos, que nasceu em 1970 de uma necessidade observada pelo CRF-SP. O evento acompanhou o desenvolvimento da profissão e, em pouco tempo, se tornou o maior evento da área farmacêutica do Brasil.

 

Com uma grade científica cada vez mais abrangente e a participação de um número crescente de congressistas, o Congresso marcou a história da profissão no país, trazendo muitos dos farmacêuticos mais renomados do mundo para dividir suas experiências.

 

Foto; Chico Ferreira / Agência Luz
Presidente do CRF-SP, dr. Pedro E. Menegasso, no lançamento oficial do 17o Congresso Paulista de Farmacêuticos (Foto; Chico Ferreira / Agência Luz)

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso se orgulha dessa trajetória, mas garante que essa será a melhor e maior edição de todos os tempos. “O farmacêutico precisa do Congresso e o CRF-SP assume essa tarefa para proporcionar o maior evento da nossa profissão, com a certeza de que os conhecimentos contribuirão para a valorização profissional.”

 

 

 

 

 

 

Acesse o hotsite do Congresso, confira a programação e faça sua inscrição.

 www.crfsp.org.br/ congresso

Facilidades para o congressista

Para garantir comodidade aos farmacêuticos que residem fora da capital, o CRF-SP firmou parceria com a empresa Universal Travel Management Company, que é a agência de viagem oficial do XXVII Congresso Paulista de Farmacêuticos. 

Os participantes do Congresso terão opções de pacotes (duas a quatro noites) com hotéis de categoria econômica, intermediária e superior.

Além dos pacotes de hospedagem, a agência também oferece descontos exclusivos em passagens aéreas e serviço de transporte entre os aeroportos, hotéis e local do evento, o Transamerica Expo Center, além de city tour e passeio panorâmico de helicóptero.

Confira os pacotes de viagem no hotsite do XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos: www.crfsp.org.br/congresso ou pelo telefone: (11) 2626-9726.

especial_congresso_carro

Como chegar de carro

Carro: Localizado próximo aos principais centros empresariais e de negócios da cidade, o Transamerica Expo Center está a apenas 12 km do Aeroporto de Congonhas e oferece fácil acesso à Marginal Pinheiros e à Av. Washington Luis.

Ônibus: Linhas que passam próximo ao Transamérica Expo Center: - 476 A - Ipiranga/Santo Amaro - 576 C - Metrô Jabaquara/Terminal Santo Amaro - 6200 - Terminal Bandeira/Terminal Santo Amaro - 637 P - Pinheiros/Terminal Santo Amaro - 675 N - Metrô Ana Rosa/Santo Amaro. Para consulta dos itinerários, consultar o site da SP - Trans (www.sptrans.com.br).

especial_congresso_metro

Como chegar de trem e metrô

Trem Metropolitano: utilizar a Linha 9 - ESMERALDA - Osasco/Grajaú. Descer na estação Santo Amaro. Para mais informações, acesse www.cptm.sp.gov.br.

Metrô: Utilizar a Linha 1 - AZUL - Tucuruvi/Jabaquara. Para mais informações, acesse www.metro.sp.gov.br.

Aeroporto de Cumbica: Existe um ônibus executivo, chamado Airport Bus Service, com destino a vários pontos estratégicos da cidade: Praça da República,  Aeroporto de Congonhas, Terminal Rodoviário do Tietê e Avenida Paulista. Estes ônibus têm saídas com intervalos médios de meia hora. Para mais informações, acesse www.airportbusservice.com.br.

Aeroporto de Congonhas: Na av. Washington Luiz, pegue o ônibus “Santo Amaro – Linha 476-A”, e desça na rua Padre José Maria, altura do número 400.

 

 

Mônica Neri

 

setinha Voltar ao Sumário

setinha Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.