Revista do Farmacêutico 112 - CRF-SP em Ação - Antibióticos

Revista 112 setinha CRF-SP em Ação setinha Antibióticos

Foco na dispensação

Antibióticos

Seminário em comemoração ao Dia Estadual do Uso Racional de Antibióticos discute a dispensação desses medicamentos no país

Foto: Monica Neri
Seminário realizado pelo CRF-SP destacou principais técnicas para dispensação de antimicrobianos (Foto: Monica Neri)

Em comemoração ao Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana, 30 de julho, o CRF-SP promoveu o Seminário “Orientações Técnicas na Dispensação de Antimicrobianos”, em 27 de julho, na capital.

As palestras foram ministradas pelo coordenador do Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP, dr. Fernando de Sá Del Fiol, pelo dr. Marcos Moisés Gonçalves, pela dra. Adryella Luz e pelo conselheiro federal pelo Estado de São Paulo, dr. Marcelo Polacow Bisson.

Ao final do evento, houve uma mesa de discussão composta pelos palestrantes e pela vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, que respondeu às principais questões e dúvidas da plateia sobre antimicrobianos.O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no portal do CRF-SP, na área “Vídeos”.

Ações do CRF-SP

- Reuniões com principais entidades que tratam do assunto

- Criação do Grupo Técnico de Antibióticos

- Capacitações para os farmacêuticos fiscais e voluntários da entidade

- Ciclo de palestras sobre o uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana

- Participações em congressos e eventos

- Envio de propostas à Consulta Pública 58/2010 da Anvisa

- Elaboração do folder ‘Antibióticos – não transforme um aliado de sua saúde em inimigo’

- Criação do Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana

- Publicação do Fascículo VII do projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde

- Realização de seminários

- Criação do programa de capacitação em antibióticos do CRF-SP

Ações

O CRF-SP tem um histórico de ações em prol do uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana (confira ao lado tabela de ações), que teve início em 2009.

O objetivo é aumentar a sensibilização para o tema e alertar o farmacêutico sobre suas responsabilidades na aplicação de estratégias visando a impedir ou minimizar o uso irracional de antimicrobianos por meio de orientações para o uso correto desses medicamentos, para prevenção da transmissão de infecções e na equipe multiprofissional.

Monica Neri

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico