PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 112 - JUL-AGO / 2013
Revista 112 CRF-SP em Ação
Antibióticos
Foco na dispensação
Seminário em comemoração ao Dia Estadual do Uso Racional de Antibióticos discute a dispensação desses medicamentos no país
![Foto: Monica Neri Foto: Monica Neri](/images/stories/revista/rf112/crfsp-acao_antibioticos_seminario_monica-neri.jpg)
Em comemoração ao Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana, 30 de julho, o CRF-SP promoveu o Seminário “Orientações Técnicas na Dispensação de Antimicrobianos”, em 27 de julho, na capital.
As palestras foram ministradas pelo coordenador do Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP, dr. Fernando de Sá Del Fiol, pelo dr. Marcos Moisés Gonçalves, pela dra. Adryella Luz e pelo conselheiro federal pelo Estado de São Paulo, dr. Marcelo Polacow Bisson.
Ao final do evento, houve uma mesa de discussão composta pelos palestrantes e pela vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, que respondeu às principais questões e dúvidas da plateia sobre antimicrobianos.O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no portal do CRF-SP, na área “Vídeos”.
Ações do CRF-SP |
- Reuniões com principais entidades que tratam do assunto - Criação do Grupo Técnico de Antibióticos - Capacitações para os farmacêuticos fiscais e voluntários da entidade - Ciclo de palestras sobre o uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana - Participações em congressos e eventos - Envio de propostas à Consulta Pública 58/2010 da Anvisa - Elaboração do folder ‘Antibióticos – não transforme um aliado de sua saúde em inimigo’ - Criação do Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana - Publicação do Fascículo VII do projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde - Realização de seminários - Criação do programa de capacitação em antibióticos do CRF-SP |
Ações
O CRF-SP tem um histórico de ações em prol do uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana (confira ao lado tabela de ações), que teve início em 2009.
O objetivo é aumentar a sensibilização para o tema e alertar o farmacêutico sobre suas responsabilidades na aplicação de estratégias visando a impedir ou minimizar o uso irracional de antimicrobianos por meio de orientações para o uso correto desses medicamentos, para prevenção da transmissão de infecções e na equipe multiprofissional.
Monica Neri
Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico