Revista do Farmacêutico 112 - CRF-SP em Ação - GTAM

Nº 112 - JUL-AGO / 2013

Revista 112 setinha CRF-SP em Ação setinha GTAM

Iniciativa de sucessoLogo do GTAM

Em 15 meses, Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM) ajuda a garantir mais de 500 contratações de farmacêuticos no serviço público

Foto: Carlos Nascimento
Reunião dos técnicos do GTAM na sede do CRF-SP, na capital (Foto: Carlos Nascimento)

Uma das principais lutas do CRF-SP é para garantir a assistência farmacêutica integral na saúde pública em todo o Estado. Um grande desafio que tem como principal ferramenta o Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM), instituído no início de 2012 pela gestão atual do Conselho. O objetivo é oferecer suporte às prefeituras para viabilizar as regularizações, conforme determina a Lei Federal 5991/73, por meio de apoio técnico e jurídico prestado pelo grupo.

E os resultados não param de aparecer. Foram realizadas reuniões com mais de 100 municípios e o número total de farmacêuticos responsáveis técnicos ou substitutos perante o CRF-SP por unidades públicas de saúde passou de 1.621, em abril de 2012, para 2.166, em julho de 2013, ou seja, aumento de 545 profissionais.

Além disso, a assinatura de termos de ajustamento de condutas (TACs) já formalizou a assistência integral em 12 municípios e deverá gerar, até dezembro de 2014, mais 50 contratações de farmacêuticos.

Os técnicos do GTAM também buscam conscientizar os gestores e, principalmente, os farmacêuticos, de seu papel na saúde pública, que vai além da dispensação e da disponibilização de medicamentos, mas que deve ter o foco na população desde a atenção básica até o planejamento das ações de acompanhamento do usuário para a melhoria na qualidade de vida.

Esse impacto garante não somente a segurança na utilização do medicamento, a promoção do uso racional e a melhora do atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também pode diminuir as despesas do munícipio.

Gráfico GTAMFerramentas para o farmacêutico

Em complemento às ações do GTAM e com o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais dos farmacêuticos, o CRF-SP também lançou o curso “Atuação do farmacêutico no SUS”, que mostra ao profissional as diversas atividades que podem ser desempenhadas no serviço público e as ferramentas que ele pode utilizar para fazer a diferença em seu ambiente de trabalho. O curso está sendo oferecido na sede e seccionais da entidade. Consulte a programação no portal www.crfsp.org.br.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, o GTAM colabora para a melhoria na qualidade e na eficiência do atendimento básico e tem sido uma ferramenta fundamental para a saúde pública de São Paulo. “O CRF-SP coloca o GTAM à disposição dos gestores municipais e discute a importância da atuação do farmacêutico na saúde pública para garantir esse direito à população.”

Já para a vice-presidente do CRF-SP e responsável pelo GTAM, dra. Raquel Rizzi, o Grupo possibilita a valorização do farmacêutico que atua no setor público. “Oferecemos apoio técnico para que os municípios atinjam o objetivo final que é o de ter farmacêutico responsável em todas as Unidades de Saúde para o atendimento à população."

Foto: Thais Noronha
Farmacêutico orienta paciente sobre o uso correto do medicamento. População é a maior beneficiada com a ampliação da assistência (Foto: Thais Noronha)
GTAM: uma iniciativa pioneira do CRF-SP
- O GTAM oferece assistência aos municípios que querem se regularizar.
- O GTAM estuda a realidade do município e já oferece um modelo a ser seguido e um acordo de ajuste (cria a proposta técnica e a proposta de acordo geral).
- Os acordos estabelecem uma forma viável de adequação.
- Após o acordo, a fiscalização do CRF-SP atua exigindo o que foi definido entre as partes.

- Não exige acordo na Justiça, o acordo é feito entre o CRF-SP e o município.
- O serviço de assessoria do CRF-SP é gratuito.
- Valoriza o farmacêutico.

Monica Neri

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico