Revista 106 - Farmacêuticos em Foco

Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106  setinha Farmacêuticos em Foco

É assim que se faz

Dra. Valéria Gerônimo (Foto: Arquivo pessoal)
Dra. Valéria na cerimônia de premiação: reconhecimento pelo trabalho e pela decisão de fazer cada vez melhor (Foto: arquivo pessoal)

O laboratório de análises clínicas do qual a dra. Valéria Regiane Lovison Gerônimo é sócia, o Instituto de Medicina Laboratorial (Imlab), foi o vencedor da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil, em 2011, na categoria de serviços de saúde, e conquistou o terceiro lugar na etapa nacional, na qual competiu com as melhores empresas de cada estado.

O Prêmio MPE Brasil é  concedido pelo Sebrae-SP em parceria com a Fecomércio, Fiesp, Grupo Gerdau, Instituto Paulista de Excelência e Gestão (Ipeg), Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e Movimento Brasil Competitivo (MBC). É um reconhecimento concedido anualmente às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, produtividade e competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.

Um resultado e tanto para um laboratório de análises clínicas da pequena cidade de Cerqueira César, interior de São Paulo. No ano anterior, na primeira vez que  participou do prêmio, o laboratório ficou com a 18ª colocação estadual.  Na ocasião, a dra. Valéria ficou contente com o resultado, mas acreditou ser possível avançar na gestão da qualidade e atingir uma posição melhor. "O relatório de autoavaliação dos gestores do prêmio apontava os pontos fortes e as oportunidades de melhoria para a empresa, e trabalhamos em cima disso".

Equipe do laboratório Imlab (Foto: arquivo pessoal)
Equipe do laboratório Imlab: boa participação em 2010, mas mostrou determinação e motivação para fazer a diferença em 2011 (Foto: arquivo pessoal)

Percorridos os estágios até consolidar sua participação no mercado, a dra. Valéria acredita que sua empresa consegue se destacar não apenas pelo investimento na gestão empresarial, mas entende que a diferença está em manter uma equipe motivada e envolvida com as metas estabelecidas. Em sua avaliação, a maioria das empresas prioriza novas técnicas, metodologias, equipamentos para obter lucros, mas esquecem de valorizar as pessoas.

"É claro que precisamos ter lucratividade, afinal, este é o objetivo de uma empresa. No entanto, não podemos nos esquecer do lado humano, da responsabilidade social e ambiental, em contribuir para uma sociedade melhor, com respeito ao próximo, espírito de inovação e acreditar que podemos evoluir sempre", destacou.

Para atingir essas metas, a empresária investe em remunerações acima dos valores de mercado, convênio médico, 14º salário, além de uma intensa atividade de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Experiência bem-sucedida em Mauá

Melissa Spröesser Alonso, Giovana Garofalo, Lais de Campos e Claudia Baseio - farmacêuticas do município de Mauá (Foto: arquivo pessoal)As farmacêuticas Melissa Spröesser Alonso, Giovana Garofalo, Lais de Campos e Claudia Baseio desenvolveram um projeto sobre atenção farmacêutica no município de Mauá, na Grande São Paulo.

Este projeto foi inscrito no Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, do Ministério da Saúde, na categoria Experiência Bem Sucedida de Profissionais nos Serviços de Saúde com o tema "Atenção Farmacêutica na diminuição da prescrição e do uso irracional de medicamentos na judicialização do SUS".

O trabalho foi classificado entre os vencedores do ano de 2011 e a dra. Giovana Garofalo, uma das autoras, declara estar satisfeita com o resultado. "Nosso trabalho está sendo reconhecido e temos certeza de que estamos no caminho certo, proporcionando saúde de qualidade à população".

A cerimônia de premiação será realizada em agosto, durante o IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, em Salvador (BA). As farmacêuticas são integrantes da Comissão Assessora de Saúde Pública da Seccional de Santo André do CRF-SP.

Atitude premiada

Entre os trabalhos premiados no III Prêmio David Capistrano, ocorrido em março durante o Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-2012), em Marília, está a menção honrosa recebida pela dra. Cintia Alfredo Funabashi, farmacêutica da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, que apresentou a experiência intitulada "Descarte responsável: medicamentos vencidos não salvam vidas", tendo como coautora a dra. Gabriela Gonçalves Brisolla. A mostra contou com mais de 450 trabalhos inscritos.

Dra. Cintia Alfredo Funabashi, farmacêutica da Prefeitura de  Paraguaçu Paulista (Foto: arquivo pessoal)O trabalho envolveu uma campanha de incentivo à população para fazer a entrega de medicamentos vencidos ou que não são mais utilizados, por conta da interrupção do tratamento, em postos de saúde, no dispensário principal e na farmácia de manipulação do município. Na primeira fase da ação, foram contabilizados quase 300 quilos de medicamentos descartados, a maioria com prazo de validade vencido.

"A maior parte eram medicamentos que visivelmente estavam há muito tempo na casa das pessoas, e por isso a ação atendeu o seu principal objetivo: tirar de circulação produtos vencidos e que ofereciam riscos à saúde da população e ao meio ambiente". Os medicamentos são encaminhados a uma empresa terceirizada pela Prefeitura, responsável pelo transporte e descarte final no aterro sanitário. "Além do reconhecimento profissional, a menção honrosa foi uma conquista do município, que ficou entre os dez melhores do Estado, concorrendo com cidades de alto gabarito. É uma comemoração nossa e também da população".