PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 105 - DEZ - 2011 / JAN - 2012
Revista 105 Aconteceu no Interior
Farmacêutico na Praça
![Divulgação Divulgação](/images/stories/revista/rf105/rf105_aconteceu_farmpraca.jpg)
A campanha “Farmacêutico na Praça” continua a mobilizar farmacêuticos no interior de São Paulo. Em outubro e novembro, os municípios de Jaú e Igaraçu do Tietê (atendidos pela Seccional de Bauru), Caçapava (Seccional de São José dos Campos) e Santos promoveram a ação. Com focos semelhantes, juntas, atingiram um total de 2 mil pessoas.
Em todas as ações, a população teve acesso aos serviços farmacêuticos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Também receberam materiais informativos e orientações sobre o uso racional de medicamentos, formas de administração, armazenamento e descarte, interações medicamentosas e a importância da assistência farmacêutica no tratamento de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão.
A campanha ganhou destaque pelo investimento em ações educativas de saúde, que reforçam a visibilidade e, como consequência, a valorização do farmacêutico.
Jantar beneficente reuniu mais de 90 farmacêuticos
![Divulgação Divulgação](/images/stories/revista/rf105/rf105_aconteceu_jantar_jundiai.jpg)
A Seccional de Jundiaí promoveu em novembro um jantar beneficente, com a participação de 90 pessoas, entre farmacêuticos, coordenadores e membros das Comissões Assessoras de Distribuição e Transporte, Farmácia e Saúde Pública locais, além dos diretores dra. Raquel Rizzi e dr.Pedro Menegasso. Parte do valor arrecadado com o jantar foi revertida para uma entidade local, a Bem-te-vi. Fundada em 1990, a instituição oferece atendimento médico, psicológico e pedagógico para portadores da Síndrome de Down.
A ação, organizada pela Comissão Assessora de Farmácia local desde 2008, já beneficiou em anos anteriores entidades como a Amarati, que atende pacientes com lesões neurológicas, e o Grendacc, que atende crianças e adolescentes portadores de câncer.
De acordo com o coordenador da Comissão, dr.Júlio Pedroni, as instituições são escolhidas com base na credibilidade em relação aos serviços prestados no município. “Todo profissional, independentemente da área de atuação, deve preocupar-se com a responsabilidade social. Isso alavancou a ideia, que além de dar maior visibilidade ao farmacêutico, representa uma ótima oportunidade para reunir os colegas de profissão, familiares e amigos.”
A diretora regional, dra. Cláudia Montanari, compartilha da mesma opinião. “Participar de ações beneficentes como o nosso jantar é uma das formas de o farmacêutico mostrar interação na comunidade em que atua.”
Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico