PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 105 - DEZ - 2011 / JAN - 2012
Revista 105 Artigo
Aprimoramento constante é fundamental
![Chico Ferreira / Agência Luz Chico Ferreira / Agência Luz](/images/stories/revista/rf105/rf105_artigo_rodinei_chicoferreira_agluz.jpg)
A educação continuada é hoje uma necessidade para todo profissional realmente preocupado em manter-se atualizado. É a forma mais completa e eficiente de obter as qualificações demandadas pelo mercado de trabalho em constante mutação. Não se trata de diminuir a importância dos cursos de especialização, eles são e continuarão sendo importantes, mas destacar que o processo de capacitação em cursos rápidos é fundamental à atualização.
Em um sentido mais amplo, podemos apontar também quanto o processo do constante aprimoramento influencia diretamente e positivamente na esfera do desenvolvimento pessoal do indivíduo, tendo em vista que os conhecimentos adquiridos enriquecem o lado profissional e a convivência social.
Especialmente na área de Farmácia, a educação continuada pode ser considerada quase que obrigatória, dada a necessidade dos profissionais se manterem atualizados com as novas descobertas e tecnologias, além de legislação do setor e resoluções da Anvisa nas suas áreas específicas de atuação.
A permanente atualização é fruto dos tempos atuais, por um lado atendendo de forma ágil às necessidades de mudança nas habilidades profissionais por parte do mercado de trabalho e, por outro, permitindo que essa aprendizagem se realize em consonância com as limitações de tempo.
Nesse sentido, o CRF-SP vem trabalhando desde 2006 com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), responsável pelo suporte técnico para a realização de cursos, palestras, seminários e discussões, para que o farmacêutico esteja sempre preparado. Em 2011, foram quase 300 cursos de atualização oferecidos pelo CRF-SP, que juntamente com palestras e outros eventos totalizaram a participação de mais de 16 mil farmacêuticos.
A evolução e o aumento da complexidade das práticas que organizam o trabalho na área da saúde, com a incorporação de novas tecnologias em ritmo acelerado, vêm estabelecendo novos padrões de trabalho, que são muito diferentes do que se via no passado.As mudanças são rápidas e aquilo que é válido hoje, em pouco tempo, pode ser completamente revisto.
O mundo farmacêutico necessita de profissionais cada vez mais dispostos às mudanças de paradigmas e, principalmente, seguros naquilo que fazem. É com foco nesse pensamento que as últimas gestões da diretoria do CRF-SP vêm apoiando intensamente todas as ações voltadas ao aprimoramento profissional, pois é cada vez maior a necessidade de enfrentar as exigências do mercado e, consequentemente, obter a valorização profissional.
Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico