Câmara de Cerquilho aprova moções contra EaD e PL 9.482/18, que autoriza venda de medicamentos em supermercados e estabelecimentos similares

Dr. Rodrigo Modanez é farmacêutico e vereador de CerquilhoDr. Rodrigo Modanez é farmacêutico e vereador de CerquilhoSão Paulo, 21 de agosto de 2018.

Em sessão realizada na última segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Cerquilho, interior de São Paulo, aprovou por unanimidade duas moções de repúdio, ambas de autoria do vereador farmacêutico Dr. Rodrigo Modanez, contra projetos que trazem prejuízos à saúde da população.

No texto da moção de nº 15/2018 consta: “a presente proposição objetiva tornar público nosso posicionamento contrário à realização de cursos de graduação na área da saúde na modalidade a distância na sua totalidade. A exemplo dos cursos já em funcionamento nas áreas de enfermagem, educação física e serviço social nota-se que os polos de EaD aparentemente não cumprem as exigências legais, não dispõem de equipamentos adequados e suficientes para atender o número de acadêmicos e não são fiscalizados de forma eficaz (apenas por mínima amostragem) ”.

Em seu discurso proferido durante a sessão, Dr. Rodrigo Modanez pontua que o ensino a distância é uma modalidade prevista com inovação tecnológica de grande importância para o ensino superior. “Porém, para cursos com maior necessidade de aulas práticas, o EaD pode ser perigoso por colocar nossas vidas e dos nossos filhos nas mãos de um profissional formado a distância. São profissionais que terão o mesmo diploma daqueles que o cursaram na modalidade presencial. Não consigo imaginar um colega meu graduado a distância com todas aquelas aulas práticas que eu tive”, disse o vereador.

Já a moção de nº 16/2018 apresentou o repúdio ao Projeto de Lei Nº 9.482/2018 de autoria do deputado federal Ronaldo Martins do PRB do Estado do Ceará, que pretende alterar a Lei nº 5.991/1973, a fim de autorizar os supermercados e estabelecimentos similares a dispensarem medicamentos isentos de prescrição médica.

“É um projeto que nos dá a impressão de estarmos voltando para trás. Nós, que somos da área da saúde, sabemos que o risco está na dosagem de qualquer medicamento, inclusive de alguns que não são tarjados. E, se este PL passar, poderão ser encontrados nas prateleiras dos supermercados como se fossem bolachas”.

Dr. Rodrigo Modanez é um dos vereadores farmacêuticos que se reúnem periodicamente com a diretoria do CRF-SP com o intuito de promover a troca de experiências e o debate sobre demandas políticas no âmbito da assistência farmacêutica.

Vereadores de Cerquilho durante sessão realizada em 20/08/2018Vereadores de Cerquilho durante sessão realizada em 20/08/2018

Clique aqui para visualizar a moção de nº 15/2018

Clique aqui para visualizar a moção de nº 16/2018