Sucesso profissional sob a ótica da Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transporte são destaque do segundo dia
![Plenário lotado: público debateu as áreas de Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transporte Plenário lotado: público debateu as áreas de Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transporte](/images/stories/2012/02_12/imagens/2012_02_01_geral_home.jpg)
São Paulo, 1° de fevereiro de 2012.
Com o plenário do CRF-SP lotado, o segundo dia do Ciclo de Palestras por Segmento com o tema “A chave do sucesso profissional” permitiu ao público debater a fundo as particularidades do farmacêutico que atua nas áreas de Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transporte.
Sobre Pesquisa Clínica, a apresentação ficou a cargo da dra. Renata Berardocco, diretora de projetos na empresa Covance Brasil que relatou sua trajetória em empresas do setor, onde, a exemplo de outras áreas, é preciso demonstrar postura profissional e muita vontade de crescer.
![]() |
“Alguns características são fundamentais no ambiente CRO (sigla em inglês que corresponde a Organização Representativa de Pesquisa Clínica), entre elas a capacidade de lidar com problemas e a de compartilhar conhecimentos. São itens decisivos para que as empresas contratem ou promovam alguém”, afirmou a palestrante.
O fator “saber trabalhar em equipe” também foi destacado na palestra focada na Indústria, ministrada pelo dr. Dante Alário Junior, sócio-presidente técnico-científico da Biolab. Ele frisou a importância de o profissional que pretende atuar nessa área ter plena convicção de que deseja atuar na Indústria, por se tratar de um setor que exige constante atualização de conhecimentos. “Além da dedicação, é preciso ter um olhar abrangente e político da empresa. Quem possui essa habilidade, tem maior chance de acertar nas decisões técnicas”.
![]() |
A última palestra da noite foi ministrada pela dra. Maria Aparecida Iusif Luvizotto Rodrigues, diretora de Qualidade e Responsável Técnica pela BomiFarma e BomiBrasil, que falou sobre Distribuição e Transporte. Ela destacou que a área de logística cresceu notadamente nos últimos dez anos, e que há demanda de profissionais especializados.
![]() |
“Planejamento e foco na carreira são imprescindíveis, mas o farmacêutico não deve jamais deixar estacionar o lado do conhecimento técnico, até porque a área de logística passa por constantes atualizações. Aliar as duas coisas são fundamentais para que o profissional cresça em uma companhia”, conclui a farmacêutica.
Renata Gonçalez
Assessoria de Comunicação CRF-SP
Clique aqui e veja a apresentação de Pesquisa Clínica
Clique aqui e veja a apresentação de Distribuição e Transporte