Conheça um pouco mais do trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos voluntários do CRF-SPConheça um pouco mais do trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos voluntários do CRF-SPSão Paulo, 24 de agosto de 2021.

Em agosto se comemora o Dia do Voluntariado (28/8), e para marcar essa importante data o CRF-SP lembra que, na área da saúde, o farmacêutico, como muitos outros profissionais, pode desempenhar um papel importante como voluntário por meio de atividade ligadas à educação em saúde, orientando a comunidade sobre temas relacionados à assistência farmacêutica, promovendo o uso racional de medicamentos e demonstrando a importância de sua atuação para prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Todo esse trabalho é realizado de forma coordenada dentro do CRF-SP em atividades que colocam o farmacêutico no centro das discussões e ações. Além disso, a estrutura da entidade é composta por profissionais voluntários que atuam nas esferas técnicas e administrativas e possuem responsabilidades específicas dentro da organização.

A plenária e a diretoria são ocupadas por conselheiros eleitos entre profissionais que mantêm seus empregos e dedicam parte do seu tempo à entidade, sem remuneração. Mesmo os diretores, que são obrigados a empenhar mais tempo por suas responsabilidades, dividem-se entre suas atividades particulares e o CRF-SP.

Para o Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente do CRF-SP, os voluntários são peça chave e muito importante em todos os setores do Conselho, “principalmente nas delegacias regionais e nos grupos de trabalho, constituídos iminentemente por voluntários, que participam e nos ajudam a fazer um CRF-SP melhor”, disse.

A entidade tem uma atuação expressiva por meio dos grupos técnicos compostos por profissionais que se dedicam para a realização de cursos e palestras, publicação de materiais técnicos, além de participação de discussões com gestores públicos e com membros do poder legislativo, visando à proposição de projetos que impactem positivamente no trabalho do farmacêutico e da sociedade.

Assim, o coordenador do Grupo Técnico de Logística de Produtos de Interesse à Saúde, Dr. Kleber dos Santos Fernandes, avalia que é uma satisfação o trabalho realizado no Conselho. “Estar mensalmente com colegas que têm os mesmos objetivos e fortalecendo a categoria num setor que está em pleno desenvolvimento no território nacional. Recomendo a todos que possam se integrar aos grupos de trabalho”, enfatizou.

Atuando no corpo de voluntários do CRF-SP, há mais de 15 anos, em áreas de ensino e ética, Dr. Paulo Lorandi afirma que realiza o trabalho por acreditar que os farmacêuticos é quem devem desenvolver a profissão de forma conjunta e coordenada pelo Conselho. “O trabalho voluntário favorece o desenvolvimento individual e coletivo e é uma necessidade de todos nós farmacêuticos”, ressaltou.

A Dra. Maria Fernanda Carvalho possui duas funções importantes no CRF-SP, é coordenadora do Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais e também conselheira. Para ela, se dedicar à profissão é também receber em troca. “Colaborar faz tão bem, independente da entidade em que você atue. O voluntariado é um ato de amor ao próximo”.

Já o Dr. Wilson Rigoni da Silva, Delegado Regional da seccional de Franca, diz que é uma honra ser voluntário do CRF-SP há mais de 20 anos. “Ser voluntário é dedicar um pouco do seu tempo ao seu próximo e à profissão, aprender, servir e fazer muitas amizades”.

Todos os farmacêuticos inscritos na entidade podem colaborar nas ações desenvolvidas pelo Conselho. Para participar, basta escolher a área em que mais se identifica em entrar em contato.

Clique aqui para mais informações.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.