CRF-SP e vereadora Edir Sales apresentam PL contra a venda de medicamentos em supermercados

Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente do CRF-SP, Edir Sales, vereadora, Edson Aparecido dos Santos, secretário municipal de saúde e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Marcelo Polacow, vice-presidente do CRF-SP, Edir Sales, vereadora, Edson Aparecido dos Santos, secretário municipal de saúde e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP

São Paulo, 11 de agosto de 2021.

O CRF-SP tem sido um grande parceiro da saúde pública. Com essa frase, os representantes do CRF-SP e a vereadora Edir Sales foram recebidos pelo Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos na manhã desta quarta-feira,11/08 na sede da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião teve como objetivo central a apresentação do Projeto de Lei de autoria da vereadora Edir Sales e, que contou com apoio do CRF-SP na elaboração, trata sobre a proibição da venda de medicamentos em supermercados.

O presidente Dr. Marcos Machado, o vice-presidente, Dr. Marcelo Polacow, o assessor parlamentar Dr. Dirceu Raposo e a gerente geral Dra. Reggiani Schinatto, destacaram ao secretário a possibilidade que vem sendo discutida pela equipe econômica do governo federal uma Medida Provisória para autorizar os supermercados e estabelecimentos similares a venderem medicamentos que dispensam receita médica.

Caso publicada, a norma colocará em risco a saúde pública ao permitir a comercialização de medicamentos em locais que não contam com a assistência farmacêutica e gerando a falsa impressão de que medicamentos podem ser tratados como qualquer mercadoria.

Ao tomar ciência dessa possibilidade, o secretário de saúde prontamente se colocou à disposição para impedir a situação. “Os nossos técnicos vão analisar o projeto de lei para que possa haver um parecer da Secretaria favorável ao PL em tramitação na Câmara municipal. O CRF-SP tem sido um grande parceiro da saúde pública na cidade de São Paulo”, destacou o secretário Edson Aparecido.

A reunião também tratou sobre uma parceria relacionada à projetos de fiscalização da Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa). “O CRF-SP tem sido um grande parceiro do SUS na cidade de São Paulo, são inúmeras as parcerias que temos feito tanto no trabalho de licenciamento das farmácias, e agora na pandemia, nos ajudou muito no processo de vacinação não só dos farmacêuticos, mas também da população”, enalteceu o secretário.

O secretário municipal de saúde, Edson Aparecido dos Santos, solicitou parecer contrário à venda de medicamentos no supermercado O secretário municipal de saúde, Edson Aparecido dos Santos, solicitou parecer contrário à venda de medicamentos no supermercado

Para a vereadora Edir Sales, a reunião foi muito proveitosa. “Fiquei muito feliz porque o secretário foi bastante sensível a esse importante projeto. O CRF-SP sempre me apresenta sugestões para a saúde pública em São Paulo como o PL sobre a aplicação de vacinas nas farmácias e o que instituiu a semana do uso racional de medicamentos. Tivemos uma ótima receptividade, estou saindo dessa reunião bastante otimista de que esse projeto de lei será sancionado”.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, ressaltou a importância da aproximação com a Secretaria Municipal de Saúde. “Para nós, a apresentação do projeto por si só já era importante, mas a receptividade que tivemos junto ao secretário nos deixou muito contentes, ele não só entendeu como o PL da vereadora Edir Sales é importante, mas o carinho e o reconhecimento do trabalho do CRF-SP, inclusive na pandemia, foi muito bom. Saímos extremamente contentes e entendendo que temos cumprido nosso papel”.

Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente que também mostrou ao secretário o quanto seria prejudicial que os medicamentos tivessem livre acesso. “Agradeço ao trabalho da vereadora Edir Sales juntamente com o secretário de permitir que debatêssemos e levássemos nossa posição contrária à venda de medicamentos em supermercados. Isso não é uma questão corporativa, mas de saúde pública, de defesa da sociedade para que a população tenha acesso ao medicamento no local adequado que é a farmácia”.

Dr. Marcos Machado, Edir Sales e Dr. Marcelo Polacow na sede da Secretaria Municipal de Saúde Dr. Marcos Machado, Edir Sales e Dr. Marcelo Polacow na sede da Secretaria Municipal de Saúde

Abaixo-assinado

A mobilização da sociedade é fundamental para contribuir com que essa medida não avance. Clique e assine o abaixo-assinado

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.