CRF-SP disponibiliza material sobre medicamentos utilizados em pacientes hospitalizados com quadros graves de covid-19

 

São Paulo, 29 de abril de 2021.

Com o objetivo de facilitar o acesso a informações de qualidade e confiáveis aos farmacêuticos que estão vivenciando o desabastecimento de medicamentos utilizados na sedoanalgesia e bloqueio neuromuscular de pacientes hospitalizados com quadros graves de covid-19, o CRF-SP acaba de disponibilizar um material para consulta sobre o papel de cada um desses fármacos.

A iniciativa nasceu após reunião dos diretores do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow (vice-presidente) e a Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira), com membros dos Grupos Técnicos de Trabalho (GTTs) de Farmácia Clínica, de Farmácia Hospitalar, de Cuidado ao Idoso e outros farmacêuticos convidados, por videoconferência, para discutir o cenário.

Para o vice-presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, trata-se de um trabalho realizado por vários voluntários do Conselho coordenado pela Dra. Fátima CLG Farhat, coordenadora do GTT de Farmácia Clínica da Sede e vice-coordenadora do GTT de Farmácia Clínica de Piracicaba, para instrumentalizar o farmacêutico que atua em ambiente hospitalar acerca dos medicamentos utilizados na intubação de pacientes.

“Importante ressaltar que o CRF-SP vai dar continuidade nesse trabalho envolvendo seus quadros técnicos na elaboração e disponibilização de materiais para farmacêutico”, afirma o vice-presidente do CRF-SP.

A diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, complementa: “O trabalho é totalmente baseado em publicações científicas para trazer informações aos farmacêuticos neste período tão complicado que vivemos de falta de medicamentos, tudo organizado de forma bem fácil para consulta para aqueles que estão na ponta, muitas vezes trabalhando sob estresse e vivendo uma série de dificuldades”.

Subgrupo de trabalho

Na reunião foi aprovada a formação de um subgrupo de trabalho responsável pela pesquisa e compilação de informações sobre os principais medicamentos analgésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares utilizados na intubação e manutenção da ventilação mecânica dos pacientes, além da elaboração de videoaulas sobre esses temas, explica a Dra. Fátima CLG Farhat.

Paralelamente, o subgrupo formado pelos Drs. Fátima CLG Farhat (coordenadora do grupo e do GTT de Farmácia Clínica da sede), Cristiane Venâncio (Hospital – USF/Bragança Paulista), Emily Messias (GTT Farmácia Clínica da sede), Gustavo Santos (GTT Cuidado ao Idoso), Naianiy Brito (GTT Farmácia Clínica de Piracicaba) e Vanessa Solbiati (GTT Farmácia Clínica de Piracicaba), iniciou a compilação de dados de artigos científicos e dos materiais publicados pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Hospitalares (Sbrafh), Associação Médica Intensiva Brasileira (Amib) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

O documento contém informações atualizadas e confiáveis sobre os principais fármacos, suas indicações de uso, apresentações disponíveis, diluições possíveis, doses de indução e manutenção, farmacocinética (início e duração de ação, meia-vida, metabolização, excreção), mecanismo de ação, contraindicações, principais reações adversas e cuidados durante a utilização.

“O grande diferencial e importância deste material ofertado pelo CRF-SP é o fato de conseguir agregar, em um único documento, informações importantes, atualizadas e confiáveis, que se encontravam fragmentadas nas demais publicações e nem sempre com acesso tão facilitado”, explica a Dra. Fátima.

Ela afirma que o material não pretende estabelecer um protocolo de utilização de fármacos, mas sim ofertar uma base confiável de informação para que o farmacêutico possa consultar, compreender o papel de cada fármaco e sentir-se seguro nas respectivas discussões e abordagens terapêuticas.

O trabalho tende a ser ampliado, conforme surgirem novas necessidades dos colegas que estão na linha de frente do cuidado ao paciente, acrescenta a farmacêutica.

Clique aqui para acessar o material com informações sobre medicamentos utilizados na sedoanalgesia e bloqueio neuromuscular de pacientes hospitalizados com quadros graves de covid-19


* Referências utilizadas:

1. Analgesia and Sedation Strategies in Mechanically Ventilated Adults with Covid-19https://bit.ly/33mPb2g

2. ANALGESIA, SEDAÇÃO E BLOQUEIO NEUROMUSCULAR NA PANDEMIA COVID 19
https://bit.ly/33nzgk0

3. Sedação, Analgesia e Bloqueio Neuromuscularhttps://bit.ly/3vNx3dS

4. ANALGESIA E SEDAÇÃO EM COVID
https://bit.ly/2Sm3YYz

5. Estratégias excepcionais para a redução de consumo sedativos, opioides e bloqueadores neuromusculares (BNM) essenciais em pacientes com COVID-19: https://bit.ly/3vNGMkE

6. Sedation, Analgesia, and Paralysis in COVID-19 Patients in the Setting of Drug Shortageshttps://bit.ly/3eY7gJf

7. Bulário eletrônico ANVISA -
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/sistemas/bulario-eletronico

8. Revisiting methadone: pharmacokinetics, pharmacodynamics and clinical indication: https://bit.ly/3f2LHHq

9. e 10. (Publicações sem link para acesso)

11. Medscape
- https://www.medscape.com

12. (Acesso sob assinatura do Micromedex)

13. Avaliação do Uso da Clonidina para Sedoanalgesia de Pacientes sob Ventilação Mecânica Prolongada, Internados em Unidade de Terapia Intensiva: https://bit.ly/3o0QzRx

14. Recomendação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) para o uso racional de fármacos em anestesia e sedação durante a retomada de procedimentos eletivos: https://bit.ly/3eqYkNi

15. ORIENTAÇÃO PARA ESTIMATIVA DE CONSUMO DIÁRIO DE MEDICAMENTOS DO KIT INTUBAÇÃO, POR LEITO, CONFORME DOSES TERAPÊUTICAS PRECONIZADAS (Simulação para paciente com 70kg)https://bit.ly/3nSML4N



Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/L1mW1k9YHc5BbTbwC7fwoF 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.