Fórum de Tecnologia aborda a interoperabilidade das plataformas. Dias 30 e 31/03

 

São Paulo, 24 de março de 2021

A programação do I Fórum de Tecnologias da área Farmacêutica foi cuidadosamente elaborada para mostrar ao farmacêutico a experiência de profissionais que atuam com essas ferramentas no dia a dia e como a sua aplicabilidade pode ser uma importante ferramenta de suporte ao trabalho. 

Entre os temas está a mesa-redonda “Interoperabilidade das plataformas de prescrição eletrônica, ITI e SNGPC”, que contará com a participação da presidente da Associação Brasileira de Startups, Ihvi Maria Aidukaitis, que em 2018 trocou a carreira de 10 anos como Gerente Geral em um banco público para dedicar-se integralmente ao empreendedorismo e inovação.

Ihvi Maria Aidukaitis, presidente da Associação Brasileira de StartupsIhvi Maria Aidukaitis, presidente da Associação Brasileira de Startups

Em sua apresentação, Ihvi falará sobre a importância da interoperabilidade para o crescimento e consolidação do mercado de prescrições eletrônicas. “Adotar padrões de trocas de informação facilita o surgimento de novas empresas no ramo, e a popularização do modelo em todo o país. A interoperabilidade entre as plataformas também pode viabilizar o que é hoje o maior gargalo no modelo brasileiro de prescrições digitais: a troca de informações sobre o registro de dispensação, resolvendo problemas como a dupla-dispensação”. 

Outro ponto a ser abordado será a iniciativa coordenada pela SBIS, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, em conjunto com as plataformas de prescrição para tradução de modelos internacionais de padrões de interoperabilidade como FHIR e HL7, para serem usados na prescrição eletrônica no Brasil. “Vamos falar da iniciativa do CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) em programas de inovação aberta com startups de saúde para o tema ´troca de informações em saúde´”. 

Ihvi destacará ainda os pontos fortes e os pontos fracos do modelo brasileiro, o que já funciona bem e o que precisa melhorar. “E por fim, vamos falar da importância da atuação do farmacêutico nos registros digitais para controle de dispensação de medicamentos controlados”. 

Moema Luisa Silva Macedo, Coordenadoria de Controle e Comércio Internacional de Produtos Controlados – AnvisaMoema Luisa Silva Macedo, Coordenadoria de Controle e Comércio Internacional de Produtos Controlados – Anvisa

A representante da Associação Saúde Digital Brasil, Renata Zobaran, também será uma das palestrantes na mesa-redonda e irá discutir o sobre o modelo ideal de plataforma digital, requisitos mínimos de segurança e funcionalidades necessárias para padronizar e unificar os atendimentos nas farmácias, com dispensação segura. “Falarei da jornada do paciente de telemedicina, quando realiza uma teleconsulta e o médico faz uma prescrição digital. As vantagens, as ´dores´, os riscos e os exemplos práticos de como é a experiência do paciente na farmácia. 

Renata Zobaran, representante da Associação Saúde Digital BrasilRenata Zobaran, representante da Associação Saúde Digital Brasil

A mesa-redonda “Interoperabilidade das plataformas de prescrição eletrônica, ITI e SNGPC”, acontece no dia 31/03 às 18h45, mediada pela Dra. Luciana Canetto, secretária-geral e coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Novas Tecnologias na Área Farmacêutica do CRF-SP, conta ainda com as palestras de Ruy Cesar Ramos Filho, representante do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e Moema Luisa Silva Macedo, Coordenadoria de Controle e Comércio Internacional de Produtos Controlados – Anvisa.

Ruy Ramos Filho, representante do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) Ruy Ramos Filho, representante do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

Confira essa e outras atividades no I Fórum de Tecnologias da área Farmacêutica (dias 30 e 31/03).

Acesse a programação completa e garanta sua vaga gratuita.

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/IsjWXoL0AAWADkookEpT7n

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.