Resposta imunológica e prescrição serão temas debatidos nas palestras do Simpósio

 

(Inscrições encerradas)

 

* Texto atualizado em 18 de novembro de 2020. 

 

São Paulo, 13 de novembro de 2020.

Segundo a pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, de 2020, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% (em comparação a 2015) e apurou que os produtos estão presentes em 59% dos lares brasileiros, com no mínimo uma pessoa consumindo suplementos.

O tema será um dos destaques do Simpósio Tendências Farmacêuticas, que acontece de 19 a 21 de novembro, por meio da plataforma Congresse.me. Totalmente on-line, gratuito, com certificado de 22 horas, o Simpósio conta com mais de 50 atividades e 150 ministrantes. Entre eles, o ciclo de palestras Cuidado Farmacêutico em Suplementos Alimentares, moderado pela Dra. Letícia Tromboni Galvão Moreira, que acontece no dia 20/11 das 8h30 às 10h.

A primeira palestra “Nutrientes na resposta imunológica”, ministrada pelo farmacêutico Dr. Luiz Fernando Moreira, professor e coordenador do Instituto Hinutrition e Coordenador do Departamento Técnico da Consulfarma. Para Dr. Fernando, que também é vice-coordenador do Grupo Técnico de Suplementos Alimentares do CRF-SP, o complexo sistema imunológico, precisa de vários nutrientes como carboidratos para síntese de energia, aminoácidos para síntese proteica, lembrando que as imunoglobulinas são proteínas, também há o papel dos micronutrientes, vitaminas A, D, C, E, B6 e B12, folato, zinco, ferro, cobre e selênio, que desempenham papéis vitais, muitas vezes sinérgicos em cada estágio do resposta imune. Quantidades adequadas são essenciais para garantir o funcionamento adequado das barreiras físicas, resposta imune inata e adaptativa.

Dr. Fernando Moreira será um dos palestrantes Dr. Fernando Moreira será um dos palestrantes

Ele ressalta ainda que o farmacêutico desempenha um papel muito importante de atenção farmacêutica. “É muito comum no nosso país as pessoas irem até a farmácia buscar atenção a sua saúde e o farmacêutico tem a capacidade de informar e prescrever suplementos alimentares, atuação que é corroborada pela Resolução CFF nº 661/2018, que dispõe sobre o cuidado farmacêutico relacionado a suplementos alimentares e demais categorias de alimentos. Levando em consideração os hábitos alimentares não saudáveis de grande parte da população e que a ingestão diária de macro e micronutrientes necessária para apoiar a função imunológica pode ser maior do que as atuais recomendações dietéticas, a inadequada ingestão de micronutrientes na dieta e situações com necessidades aumentadas (infecção, estresse e poluição) diminuem ainda mais os estoques destes dentro do corpo, e mesmo uma deficiência marginal pode prejudicar a imunidade”.

Dr. Fernando enfatiza que o farmacêutico é crucial para informar, prescrever e avaliar a utilização correta dos suplementos para garantir que o sistema imunológico não tenha suas funções prejudicadas por deficiência de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e aminoácidos.

A segunda palestra do ciclo “Prescrição de suplementos alimentares em disfunções metabólicas”, será ministrada pelo farmacêutico Dr. Leandro Medeiros, professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco. Segundo Dr. Leandro, que também é presidente da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Fitoterapia, a palestra abordará os aspectos básicos e aplicados sobre a terapia de doenças decorrentes de disfunções no metabolismo humano, como obesidade, diabetes, dislipidemias e hipertensão arterial sistêmica, utilizando suplementos alimentares, seja como estratégia complementar à terapia medicamentosa e/ou dietética. Também serão expostos o benefício potencial para o manejo de problemas relacionados ao uso de medicamentos utilizados em tais doenças/condições e os critérios para a prescrição.

Dr. Leandro Medeiros será um dos palestrantes Dr. Leandro Medeiros será um dos palestrantes

Ele também ressalta o papel do farmacêutico nesse contexto. “É de competência do farmacêutico que atua clinicamente a gestão da saúde dos pacientes, inclusive, os portadores de doenças crônicas não comunicáveis, provendo avaliação do estado de saúde, identificação de riscos em saúde, gerenciamento da farmacoterapia e acompanhamento farmacoterapêutico. Ele também identifica a necessidade do uso de suplementos alimentares que podem prover benefícios em saúde, fundamentando no seu uso de forma racional, bem como encaminhar os pacientes a especialistas sempre que necessário”.

Dr. Leandro Medeiros destacará os benefícios dos suplementos nas disfunções metabólicas. “Resumidamente, podem ser úteis na melhora da produção e função de hormônios importantes para o controle do metabolismo, como a insulina e os hormônios tireoideanos, além de reduzirem a produção de marcadores de risco cardiovascular, com atividade anti-inflamatória ou oxidativa sobre tecidos”.

 

20/11/20 - 8h30 - 10h

Cuidado Farmacêutico em Suplementos Alimentares

Palestra 1 - Nutrientes na resposta imunológica

Dr. Luiz Fernando Moreira

Palestra 2 - Prescrição de suplementos alimentares em disfunções metabólicas

Dr. Leandro Medeiros

Moderadora: Leticia Tromboni Galvão Moreira

 

 (Clique na imagem, acesse a  plataforma Congresse.me, conheça os ministrantes, acesse a programação. Inscrições encerradas)

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado:

https://chat.whatsapp.com/DOacvmKAaLGDDBRE5kIlVr

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.