Anvisa aprova uso de testes rápidos em farmácias para o novo coronavírus

São Paulo, 28 de abril de 2020.

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (28), a proposta de realização testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em farmácias e drogarias.

A medida tem caráter temporário e excepcional e visa ampliar a oferta e a rede de testagem, bem como reduzir a demanda em serviços públicos de saúde, que operam com alta demanda durante a pandemia. No entanto, é importante ressaltar que os testes não têm finalidade confirmatória, sendo apenas auxiliar no diagnóstico.

Os testes rápidos deverão ser devidamente registrados no Brasil e poderão ser feitos somente em farmácias e drogarias regularizadas pela Anvisa. A medida não será obrigatória para todos os estabelecimentos, mas os que aderirem deverão adotar as diretrizes, protocolos e orientações estabelecidas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

O CRF-SP aguarda a publicação de uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no Diário Oficial da União (DOU) para iniciar as capacitações voltadas aos farmacêuticos do Estado de São Paulo.

Departamento de Comunicação CRF-SP (Fonte: Anvisa)