Mais três capacitações estão disponíveis na Academia Virtual de Farmácia, em março

Mais três capacitações estão disponíveis na Academia Virtual de Farmácia, em marçoMais três capacitações estão disponíveis na Academia Virtual de Farmácia, em marçoSão Paulo, 20 de março de 2020.

Está disponível mais três capacitações do projeto “Todo dia 20 é de dia de se atualizar”, que consiste no lançamento de novos cursos na Academia Virtual de Farmácia. Portanto hoje, 20 de março, o CRF-SP disponibiliza os temas: “Controle de qualidade físico-químico nos estabelecimentos farmacêuticos (novo curso)”, “Assédio moral e direitos do farmacêutico” e “Desafios e oportunidades no novo cenário trabalhista”. A seguir, o detalhamento de cada um deles:

Controle de qualidade físico-químico nos estabelecimentos farmacêuticos

O conteúdo programático da capacitação abordará tópicos como: conceitos gerais em controle de qualidade; boas práticas de laboratório; análise farmacopeica & especificações de qualidade; principais métodos analíticos físico-químicos para matérias-primas (insumos farmacêuticos); principais métodos analíticos físico-químicos para medicamentos e cosméticos; principais métodos analíticos físico-químicos para sistemas de embalagem (materiais de acondicionamento e embalagem secundária).

Ao final do curso, o farmacêutico estará qualificado para identificar e conhecer os aspectos relacionados ao controle de qualidade em estabelecimentos farmacêuticos (farmácias, indústrias farmacêuticas e cosméticas); utilizar normas farmacopeicas e legislação relacionada aos processos de controle de qualidade de medicamentos e cosméticos por métodos físico-químicos; e interessar-se pela atuação do profissional farmacêutico no controle de qualidade em estabelecimentos farmacêuticos (farmácias, indústrias farmacêuticas e cosméticas).

O ministrante do curso será o Dr. Marcelo Guimarães, farmacêutico com mestrado e doutorado em fármacos e medicamentos na área de controle e produção, desde 2006 atua como professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência em farmacotécnica, cosmetologia e controle de qualidade.

Assédio moral e direitos do farmacêutico

A capacitação terá como objetivo apresentar e debater conceitos como: fundamento legal, casuística e relação com assédio moral. Ao ter acesso a esses conhecimentos, o farmacêutico poderá esclarecer quais são seus direitos e deveres e exigir o exercício de sua profissão sem qualquer discriminação, seja por motivo de religião, etnia, orientação sexual, raça, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza vedada por lei.

O palestrante é o Dr. Samuel Henrique Delapria, advogado e procurador do CRF-SP.

Desafios e oportunidades no novo cenário trabalhista

O objetivo da capacitação é apresentar os desafios e oportunidades no novo cenário trabalhista fazendo um balanço dos dois anos da reforma trabalhista. O conteúdo programático abordará: terceirização, flexibilização dos contratos, processos trabalhistas, relações sindicais, lei da liberalidade econômica, e-Social, medida provisória 905/2019, contrato verde amarelo, trabalho em domingos e feriados, documentos em meio eletrônico, participação dos resultados e lucros (PRL), lei de proteção de dados (LGPD) e outras informações relevantes.

Três palestrantes do escritório Duarte e Tonetti advogados, que é parceiro do Programa de Assistência ao Farmacêtico (PAF), apresentam os conteúdos da capacitação: Dra. Fernanda Aparecida Miranda, Dra. Alessandra Souza Costa e Dra. Débora Mackevicius Pichetti.

Certificados

Para emissão do certificado é necessário que o farmacêutico conclua todos os módulos e obtenha proficiência mínima de 50% na avaliação do curso. Além disso, é importante que o participante preencha a pesquisa de satisfação, para que o CRF-SP possa aprimorar as atividades.

Confira outros cursos disponíveis na Academia Virtual de Farmácia:

Cuidado farmacêutico

Acompanhamento farmacoterapêutico

Avaliação de exames laboratoriais para acompanhamento farmacoterapêutico

Cuidado farmacêutico em pacientes com asma e DPOC

Cuidado farmacêutico em pacientes com diabetes

Cuidado farmacêutico em pacientes com dislipidemias

Cuidado farmacêutico em pacientes com febre

Cuidado farmacêutico em pacientes com hipertensão arterial sistêmica

Cuidado farmacêutico em pediatria no ambiente hospitalar

Cuidado farmacêutico na saúde do idoso

Eventos adversos e farmacovigilância

Gestão

Boas práticas em farmácia homeopática

Boas práticas na dispensação de medicamentos com ênfase em POP

Boas práticas na farmácia magistral com ênfase em POP

Como montar uma farmácia passo a passo

Gestão em farmácia hospitalar

Legislação

Casos práticos em infrações sanitárias

Medicamentos sob controle especial e antimicrobianos com ênfase no SNGPC

Portaria nº 344/98 e suas atualizações

Prescrição farmacêutica

Prescrição farmacêutica – introdução


Academia Virtual de Farmácia

A Academia Virtual de Farmácia tem o objetivo de capilarizar o conhecimento para atingir o máximo possível de profissionais, visando a sua atualização e aperfeiçoamento.

Além dos cursos, a Academia Virtual de Farmácia tem campanhas de saúde, capacitações e uma área dedicada à Fiscalização Orientativa, que busca orientar o farmacêutico sobre as normas que regulamentam a profissão no Brasil para contribuir com o pleno exercício da profissão, bem como, na implementação das boas práticas. Ao todo, são 33 atividades e mais de 250 vídeos disponíveis.

A ferramenta é oferecida aos farmacêuticos inscritos no CRF-SP e permite o acesso em qualquer local e horário. Para participar, acesse https://ecat.crfsp.org.br/ 


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS  

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.