Abertas inscrições de curso do Ministério da Saúde sobre Políticas de Saúde e Assistência Farmacêutica no SUS

 

São Paulo, 18 de março de 2020.

O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz/Brasília, abre inscrições para a 3ª oferta do curso “Políticas de Saúde e Assistência Farmacêutica no SUS”, cujo objetivo é apresentar os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as políticas relacionadas à Assistência Farmacêutica (AF).

Ofertado na modalidade ensino a distância (EaD) e direcionado aos profissionais que atuam na AF e no serviço público de saúde, o curso tem carga horária de 40h e está organizado em quatro aulas: i) breve histórico da saúde no Brasil; ii) SUS em construção; iii) estruturação e organização da AF no SUS e iv) planejamento, financiamento e monitoramento da gestão da AF.
Espera-se que ao final do curso que os participantes saibam aplicar os princípios e as diretrizes gerais do SUS na gestão da AF, reconheçam a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão, ampliem a utilização de evidências para tomada de decisão e promovam o acesso e o uso racional de medicamentos.

As inscrições ficarão abertas até 15 de maio de 2020 e poderão ser feitas pelo link: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/efg/ead/. O curso estará disponível na plataforma até 15 de junho e, ao realizar a inscrição já é possível iniciar o curso imediatamente.

Este é o primeiro curso da linha de aprendizagem para qualificação da assistência farmacêutica no SUS. Outros dois cursos estão sendo elaborados, a saber: “Ciência de dados para a integração e qualificação da assistência farmacêutica no SUS” e “Planejamento em saúde e gestão da Assistência Farmacêutica”. A ação faz parte do eixo educação do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica - Qualifar-SUS, do Ministério da Saúde.

Confira mais informações no vídeo: https://youtu.be/P7PLgNEZIv8

Serviço: 

Período de inscrição: 09/03/2020 a 15/05/2020
Oferta: Até 15/06/2020
Público-alvo: Profissionais que atuam na Assistência Farmacêutica e no serviço público de saúde.
Inscrições: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/efg/ead/

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.