Consultório Farmacêutico, atualizações da Portaria 344/98 e Semiologia são as novidades da Academia Virtual de Farmácia em fevereiro

 

São Paulo, 20 de fevereiro de 2020.

Seguindo a programação do projeto “Todo dia 20 é de dia de se atualizar”, que consiste no lançamento de novos cursos na Academia Virtual de Farmácia todo dia 20, o CRF-SP disponibiliza hoje, 20 de fevereiro, três temas (sendo um inédito) voltados para capacitação de farmacêuticos inscritos na entidade.

Os novos temas são Consultório farmacêutico - Aspectos legais (capacitação); Portaria 344/98 e suas atualizações (atualização de curso já disponível); e Semiologia para farmacêuticos (novo tema). A seguir, o detalhamento de cada um deles:

Consultório Farmacêutico – Aspectos legais

Com carga horária de uma hora, o conteúdo programático da capacitação abordará tópicos como legislação aplicável; conceitos e definições; atribuições clínicas do farmacêutico; contextualização sobre a montagem do consultório – aspectos a serem considerados; e procedimentos para regularizar um consultório farmacêutico na Visa e CRF-SP.

O objetivo é capacitar o farmacêutico sobre a legislação aplicável relativa à atuação clínica em consultório farmacêutico, bem como aspectos necessários de serem observados para a montagem do consultório. A ministrante do tema é a Dra. Daniela Caroline de Camargo Veríssimo, farmacêutica-bioquímica graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP), com pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini (Poli USP), MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde pelo Ipog e cursando pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no Instituto Presbiteriano Mackenzie. É farmacêutica-fiscal do CRF-SP, onde coordena o Departamento de Orientação Farmacêutica.

Portaria 344/98 e suas atualizações

Objetivo do curso é abordar as regras da Portaria 344/98 e suas atualizações relacionadas a compra, distribuição, dispensação e manipulação de produtos controlados. O curso também é ministrado pela Dra. Daniela Caroline de Camargo Veríssimo (vide currículo acima).

O conteúdo programático consiste nos seguintes tópicos: legislação aplicável; autorização para exercer atividades com substâncias sujeitas ao controle da Portaria SVS/MS nº 344/98 e produtos que as contenham; critérios para guarda; receituários utilizados para prescrição; critérios para escrituração (rastreabilidade); balanços obrigatórios; procedimentos quanto a produtos vencidos; orientações sobre devolução de produtos; e responsabilidades do farmacêutico.

Semiologia para farmacêuticos

A novidade de fevereiro é o lançamento do curso Semiologia para farmacêuticos, ministrado pela Dra. Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat, que possui graduação em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP), este com ênfase no estudo de utilização de medicamentos e farmacoeconomia no ambiente hospitalar.

O objetivo do curso é desenvolver o raciocínio clínico e o processo semiológico para o manejo de problemas de saúde, com ênfase aos autolimitados. Com quatro horas 40 minutos divididos em 12 módulos, a capacitação tem conteúdo programático composto pelos tópicos: justificativa e contexto dos Serviços Farmacêuticos em farmácias comunitárias; definições em Semiologia; problemas de saúde autolimitados; prescrição de medicamentos; etapas do processo semiológico e raciocínio clínico; acolhimento da demanda; anamnese; objetivos e importância da comunicação interpessoal; tipos de comunicação na prática clínica; habilidades de comunicação para a prática clínica; elementos da anamnese; plano de cuidado e registro SOAP; e orientações para um paciente seguro.

Certificados

Para emissão do certificado é necessário que o farmacêutico conclua todos os módulos e obtenha proficiência mínima de 50% na avaliação do curso. Além disso, é importante que o participante preencha a pesquisa de satisfação, para que o CRF-SP possa aprimorar as atividades.

Confira outros cursos disponíveis na Academia Virtual de Farmácia:

 Cuidado farmacêutico

  • Acompanhamento farmacoterapêutico
  • Avaliação de exames laboratoriais para acompanhamento farmacoterapêutico
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com asma e DPOC
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com diabetes
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com dislipidemias
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com febre
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com hipertensão arterial sistêmica
  • Cuidado farmacêutico em pediatria no ambiente hospitalar
  • Cuidado farmacêutico na saúde do idoso
  • Eventos adversos e farmacovigilância

Gestão

  • Boas práticas em farmácia homeopática
  • Boas práticas na dispensação de medicamentos com ênfase em POP
  • Boas práticas na farmácia magistral com ênfase em POP
  • Como montar uma farmácia passo a passo
  • Gestão em farmácia hospitalar

Legislação

  • Casos práticos em infrações sanitárias
  • Medicamentos sob controle especial e antimicrobianos com ênfase no SNGPC
  • Portaria nº 344/98 e suas atualizações

Prescrição farmacêutica

  • Prescrição farmacêutica – introdução

Academia Virtual de Farmácia

A Academia Virtual de Farmácia tem o objetivo de capilarizar o conhecimento para atingir o máximo possível de profissionais, visando a sua atualização e aperfeiçoamento.

Além dos cursos, a Academia Virtual de Farmácia tem campanhas de saúde, capacitações e uma área dedicada à Fiscalização Orientativa, que busca orientar o farmacêutico sobre as normas que regulamentam a profissão no Brasil para contribuir com o pleno exercício da profissão, bem como, na implementação das boas práticas. Ao todo, são 33 atividades e mais de 250 vídeos disponíveis.

A ferramenta é oferecida aos farmacêuticos inscritos no CRF-SP e permite o acesso em qualquer local e horário. Para participar, acesse http://ecat.crfsp.org.br/.

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS  

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.