Evento na Sede destaca fitoterápicos para atividade física

 

Publico no plenário do CRF-SP durante a palestra Fitoterápicos para atividade físicaPublico no plenário do CRF-SP durante a palestra Fitoterápicos para atividade física

São Paulo, 12 de abril de 2019.

Como parte da programação do Ciclo de Palestras Técnicas, o CRF-SP realizou na última quarta-feira (10) mais uma capacitação, desta vez promovida pela Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que abordou ‘Fitoterápicos para atividade física’. O tema foi ministrado pela Dra. Renata Monteiro, farmacêutica pós-graduada em Homeopatia e Cosmetologia, e membro da Comissão organizadora do evento.

Em sua apresentação, a ministrante detalhou exemplos de indicações que podem ser feitas aos praticantes de esporte, dentre as quais para deficiências ou aumento de necessidades específicas, prevenir lesões, performance, ganho de massa, redução de gordura, melhora no sistema imunológico e efeito antioxidante.

Segundo a Dra. Renata, os fitoterápicos podem ser utilizados por todos os atletas, desde amadores aos de alto rendimento e paraolímpicos. Mas, antes de indicá-los, é importante que o farmacêutico faça uma série de questionamentos importantes ao paciente a fim de conhecer suas reais necessidades. “O primeiro passo é verificar qual tipo de exercício ele pratica, se é apenas iniciante ou se busca melhorar a performance, se é obeso ou se está no peso ideal mas quer aumentar a resistência etc. ”

A farmacêutica apresentou ainda informações sobre diversos tipos de fitoterápicos indicados para praticantes de esportes, dentre os quais adaptógenos, anabólicos, termogênicos, emagrecedores, diuréticos, laxantes, analgésicos e anti-inflamatórios, além de detalhar os resultados com o uso de substâncias como Cannabis sativa, Humulus lúpulus, Ora pro nobis, entre outras.

Dra. Nilsa Wadt, coordenadora da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Dra. Renata Monteiro, ministrante e especialista no temaDra. Nilsa Wadt, coordenadora da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Dra. Renata Monteiro, ministrante e especialista no tema

O próximo evento do ciclo será a palestra ‘Farmacêutico na suplementação esportiva’, organizada pela Comissão Assessora de Suplementos Alimentares, a ser realizada no próximo dia 24. Confira as demais datas e temas https://bit.ly/2UkyIIX

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.