Grupo Técnico Interprofissional realiza 2º Simpósio de Saúde e Bem-Estar

Da esq. p/ dir.: Wilson Jacob, Alexandre Busse e Claudia FlóDa esq. p/ dir.: Wilson Jacob, Alexandre Busse e Claudia FlóSão Paulo, 6 de outubro de 2018.

Aconteceu na segunda-feira (5/10), o 2º Simpósio de Saúde e Bem-Estar promovido pelo Grupo Técnico Interprofissional (GTI), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). O evento, que tem apoio do CRF-SP, reuniu representantes das 14 profissões da área da saúde com o objetivo de conscientizar seus profissionais sobre a importância de buscar seu próprio bem-estar através de mudanças de hábito e transferindo os cuidados para pacientes, melhorando a qualidade de vida da população.

Na abertura do evento, a Dra. Claudia Fló, fisioterapeuta especialista em gereontologia e coordenadora da área técnica de saúde do idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), representou o secretário estadual de saúde, Marco Antônio Zago, que não pôde comparecer. Ela destacou a importância do evento para um país que envelhece rapidamente. Os idosos são hoje mais de 11% da população do país, valor que deve dobrar em poucas décadas. “Sabemos que, para ter um envelhecimento produtivo, precisamos fazer escolhas adequadas em todos os ramos de novas vidas: afetivo, social, espiritual e físico. Aspectos como atividade física e alimentação são fundamentais para que consigamos atingir um envelhecimento ativo”, disse.

Dra. Floracy Gomes Ribeiro, enfermeira e coordenadora do GTI SES-SP, enfatizou que o simpósio representa um trabalho interprofissional de um grupo que tem objetivo de realizar ações e projetos inovadores na área de promoção do estilo de vida saudável para profissionais de saúde. “O evento só foi possível pelo esforço de todos os conselhos de saúde. A nossa proposta é que a saúde e bem-estar começa com o profissional de saúde”.

A programação do evento contemplou temas sobre envelhecimento ativo e saudável, estilo de vida, felicidade, tecnologias para promoção da saúde, preparo para o futuro da profissão, doenças crônicas e muito mais. Os conteúdos foram sugeridos para ampliar os conhecimentos e reflexões sobre a necessidade da vida saudável, mudança de estilo de vida e hábitos através da alimentação, atividade física e cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

Em paralelo aos debates, numa área reservada para stands, aconteceu uma exposição sobre nutrição, controle de peso e outros cuidados com a saúde.

GTI

O Grupo Técnico Interprofissional - GTI, foi criado para promover a articulação de ações educativas, de promoção de saúde e gestão de qualidade da assistência à saúde no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. É composto por representantes dos Conselhos Regionais dos Profissionais de Saúde com a finalidade de integrar a atuação destes diferentes agentes, subsidiando tecnicamente a articulação das ações de promoção da saúde, educativas e gestão da qualidade da assistência. O Grupo Técnico tem caráter consultivo e natureza técnica, permitindo a seus membros colaborarem com a Secretária de Estado da Saúde em projetos específicos.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP


CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS
 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.