Seccional

Zona Norte

Data de inauguração
09/11/2018
Delegada Regional
Dra. Cláudia Cristina Pereira de Araújo
CRF-SP: 12.870
Delegada Regional Adjunta
Dra. Patrícia Liquieri
CRF-SP: 54.855
Plantões dos Delegados Regionais: dias 13, 19 e 28/03 das 17h30 às 18h30, com agendamento prévio.
  • Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30 Atenção: O horário do início de atendimento no período da tarde poderá sofrer alterações eventuais em razão do prolongamento do atendimento no período da manhã.
  • Endereço: Rua Duarte de Azevedo, 431, 4º andar conjuntos 41 e 42 do Edifício “FAO Business Center I” , Santana, São Paulo - SP / CEP: 02036-021
  • Telefone: (11) 2978-4990 / (11) 2283-0300
Observações
  • 28/03 - 19h15 - Campanha Cuidados Farmacêuticos no SUS
  • Feriados Municipais - Não há atendimento
  • 25/01 - Aniversário Municipal
  • 20/11 - Consciência Negra
Notícias

Seccional Zona Norte engajada na campanha Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya

Ação contou com farmacêuticos voluntários

 

 

São Paulo, 18 de março de 2019.

A Campanha Farmacêuticos contra dengue, zika e chikungunya movimentou os farmacêuticos e a população da zona norte da capital. Organizadas pela Seccional Zona Norte, as ações englobaram orientação na região, além de capacitação de farmacêuticos e palestra à comunidade.

Em 9/03, as farmacêuticas Dra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, delegada regional, Dra. Patrícia Liquieri, delegada adjunta, e Dra. Andresa Guerreiro e a Dra. Carolina Chadid, orientaram a população na concentração do bloco de carnaval mais famoso da Casa Verde, na praça José Tomaselli. A ação aconteceu em parceria com a equipe de agentes da Uvis Casa Verde/Cachoeirinha /Limão. 

Para a delegada regional, Dra. Claudia Araújo, essa ação mostra o quanto os farmacêuticos estão antenados com a saúde da população e o quanto podem contribuir. “Quando fazemos um evento no bairro, mostramos nossa proximidade do paciente e que ele sempre tem um farmacêutico próximo para a realização dos serviços, sem contar que conhecemos nosso território, as dificuldades, a interação com outros serviços com o mesmo objetivo de prevenção e promoção da saúde”. 

Voluntária na ação, Dra. Andresa Guerreiro, que atua em drogaria, destacou a importância desse tipo de evento para instruir a população sobre diversos problemas, além de passar conhecimento sobre prevenção. “Na farmácia, no dia a dia, muita gente com sintomas que podem ser equivocados, podem se confundir com outras doenças, então oriento essas pessoas a procurarem um centro médico para terem um diagnóstico sem fazer a automedicação, o que acontece muito frequentemente e acaba atrapalhando o tratamento e trazendo problemas mais sérios. Já participei de cursos e reuniões na sede e aceitei o convite para atuar na seccional zona norte”. 

 No dia 13/03, onze participantes estiveram na Seccional Zona Norte, em Santana, em uma palestra que capacitou os farmacêuticos sobre dengue, zika e chikungunya. 

O ciclo terminou no dia 16/03, quando as farmacêuticas Dra. Andrea Guerreiro Massoca, Dra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, Dra. Jacira Tavares da Silva Coutinho, Dra. Patrícia Liquieri e Dra. Thais Giglio Camponelli foram até as Faculdades Paulistanas, em Taipas, para uma palestra que reuniu 68 pessoas de 20 a 70 anos da comunidade, além de uma caminhada pelo comércio da região com a distribuição de cerca de 100 folderes.

   

Segundo Dra. Claudia “Havíamos sidos convidados para falar sobre uso racional de medicamentos para a comunidade de Taipas. Então, como não falar sobre a Dengue e os medicamentos utilizados no seu manejo, que exemplificam os riscos da automedicação e suas consequências? E, assim, aprofundamos a palestra também para as arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya. 

Embora o auditório estivesse lotado (cerca de 70 pessoas), dentro da nossa estratégia avançamos para uma caminhada que começou nos corredores da faculdade e ultrapassou os portões alcançando as imediações. A população recebeu muito bem ao material distribuído nas ruas, pontos de ônibus, lojas e clínicas de saúde. Para nós, da Seccional Norte (Delegadas e voluntárias) é muito importante trabalharmos em todos os bairros da nossa região e cada vez mostrar o quanto o farmacêutico pode atuar para a melhoria da saúde da população”.

   

 

Thais Noronha

 Departamento de Comunicação CRF-SP

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Página 1 de 13