2019 10 30 farmaceutico comunidade1
2019 10 30 farmaceutico comunidade2
O CRF-SP realizou, em parceria com a Universidade Anhanguera de São Paulo, em 5 de outubro, a ação Farmacêutico na Comunidade no bairro de Heliópolis, capital paulista, das 10h às 13h, com atendimentos a cerca de 200 pessoas.
O Farmacêutico na Comunidade é uma ação realizada por farmacêuticos voluntários que procura despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e hipertensão arterial, além de trazer orientações sobre os perigos da automedicação, forma correta de conservação e descarte de medicamentos, entre outras informações de saúde.
Em Heliópolis, maior comunidade do Estado, foram realizados serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, tipagem sanguínea e orientação farmacêutica.
Participaram o delegado regional da seccional de Santo André, Dr. Franklin Gomes Pio, a Professora de Farmácia da Universidade Anhanguera, Dra. Tatiana Fontes, a farmacêutica Dra. Raquel de Araújo, além de acadêmicos de Farmácia.
Para o Dr. Franklin, esse evento foi muito representativo e importante e quebrou paradigmas ao levar o farmacêutico para dentro da periferia.
“Foi um evento muito importante e diferenciado por ocorrer dentro de uma comunidade carente. Pudemos perceber que nós somos muito bem respeitados e que a população reconhece o papel do farmacêutico. O ponto chave desse evento mostrar o que o farmacêutico pode contribuir com a orientação farmacêutica, quebrando mitos sobre a glicemia e a pressão arterial e trazendo informações importantes sobre medicamentos, como a qualidade dos medicamentos fornecidos pelo SUS em Unidades Básicas de Saúde, a diferença entre os medicamentos de referência e o genérico/similar, como solicitar essas substituições, entre outras informações relevantes sobre saúde”, apontou.