Revista do FarmacêuticoRevista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

 

A Revista do Farmacêutico é uma publicação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - CRF-SP

Rua Capote Valente, 487 - Jardim América, São Paulo - SP
CEP: 05409-001 - PABX: (11) 3067 1450 / 1474 / 1476
e-mail: revistadofarmaceutico@crfsp.org.br
Portal: www.crfsp.org.br

Diretoria
Presidente - Pedro Eduardo Menegasso
Vice-presidente - Raquel Cristina Delfini Rizzi
Secretária-geral - Priscila Nogueira Camacho Dejuste
Diretor-tesoureiro - Marcos Machado Ferreira

Conselheiros 
Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr., Cecília Leico Shimoda, Fabio Ribeiro da Silva, Israel Murakami, Luciana Canetto Fernandes, Maria Fernanda Carvalho, Marcos Machado Ferreira, Patricia de Carvalho Mastroianni, Pedro Eduardo Menegasso, Priscila Nogueira Camacho Dejuste, Raquel Cristina Delfini Rizzi, Rodinei Vieira Veloso, Adriano Falvo (suplente),Célia Tanigaki (suplente) e Rosana Matsumi Kagesawa Motta (suplente)

Conselheiro Federal
Marcelo Polacow Bisson, Margarete Akemi Kishi (suplente)

Comissão Editorial nesta edição
Pedro Eduardo Menegasso, Marcos Machado Ferreira, Simone F. Lisot e Reggiani Wolfenberg 

Edição
Sérgio Duran - Mtb 24.043-SP - sergio@popcom.net.br

Reportagem e Redação

Carlos Nascimento - Mtb 28.351-SP - jose.nascimento@crfsp.org.br
Mônica Neri - Mtb 57.209-SP - monica.neri@crfsp.org.br
Renata Gonçalez - Mtb 30.469-SP - renata.goncalez@crfsp.org.br
Thais Noronha - Mtb 42.484-SP - thais.noronha@crfsp.org.br

Estágio em jornalismo
Marcelo Staffa

Projeto gráfico
André Bunduki - andre@dinbrasil.com.br

Diagramação
Bárbara Gabriela - barbara.santos@crfsp.org.br 
Guilherme Mortale - guilherme.mortale@crfsp.org.br
Terena Cunha - terena.cunha@crfsp.org.br

Versões web
Bárbara Gabriela - barbara.santos@crfsp.org.br

Impressão
Plural Indústria Gráfica

Publicidade
Tel.: (11) 3067 1492

Tiragem
57.000 exemplares

Cargos exercidos sem remuneração no CRF-SP
Presidente, vice-presidente, secretária-geral, diretor-tesoureiro, conselheiros, diretores e vice-diretores regionais, membros de Comissões Assessoras e das Comissões de Ética.

 

 

    Revista do FarmacêuticoRevista do Farmacêutico

     

    PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

     

     

    O Congresso, a mensagem da FIP e o futuro da profissão

      

     

    o XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, realizado em outubro, na capital, foi um grande sucesso, coroado pela visita da presidente da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), a farmacêutica espanhola dra. Carmen Peña, cuja presença foi especialmente significativa para todos nós do CRF-SP.
    A presidente da entidade foi porta-voz de uma mensagem tão otimista quanto verdadeira: “O século XXI está sugerindo um avanço para o farmacêutico.”
    A sensação ao caminhar pela Expofar, transitando pelas salas dos cursos, palestras e mesas-redondas apresentadas no Centro de Convenções Frei Caneca, é a de que se estava, realmente, forjando profissionais de um novo tempo.
    E como nasce um novo tempo?
    Marcos jurídicos, assuntos recorrentes que dominam o debate, são muitos os fatos que fazem a História avançar ou que são apontados como gatilhos do movimento. A aprovação da Lei 13.021/14, ano passado, é um marco jurídico importante rumo à democratização e valorização da Assistência Farmacêutica no Brasil, mas é claro que ainda temos uma longa trajetória rumo à concretização dessa meta. Nos debates do XVIII Congresso, pudemos enxergar o quanto ainda temos de aperfeiçoar a interpretação dos conceitos da lei.
    Mas é evidente, na procura por cursos de prescrição farmacêutica, nas opiniões entusiasmadas nos debates sobre os serviços de saúde que podem ser oferecidos pelas farmácias, que um grupo considerável de profissionais e estudantes já vislumbrou esse futuro e querem estar bem preparados para ele.
    Um futuro no qual a saúde será a principal preocupação e não a pílula mágica e seu preço promocional, no qual o paciente será mais exigente e questionador, e que terá no farmacêutico um poderoso aliado. Um país onde a farmácia seja realmente um estabelecimento de saúde.
    Não são apenas profissionais que estão mais atentos, também empresários. Tornou-se fácil ver farmacêuticos em promoções de saúde, aferindo pressão arterial e oferecendo orientação nas farmácias. Estamos em um período de transformação e, de repente, falar de saúde na farmácia passou a ser uma decisão acertada, mesmo que em alguns casos ainda seja por marketing.
    Resta a nós, do CRF-SP, aproveitar dessa sensação de dever cumprido, após a realização de um Congresso inesquecível, arregaçar as mangas, redefinir estratégias para o futuro e ir à luta.

     

     

     

     

     

      Revista do Farmacêutico 123 - CRF-SP em Ação - Comenda do Mérito Farmacêutico 2015

      Revista do FarmacêuticoRevista do Farmacêutico

      PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
      Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

      CRF-SP EM AÇÃO

       

      COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO 2015

      CRF-SP homenageia aqueles que orgulham a profissão farmacêutica 

       

       comendacomenda

      Ao longo da caminhada, permeada por muito trabalho e, principalmente, conquistas, o CRF-SP sempre contou com pessoas dispostas a contribuir com o fortalecimento da profissão farmacêutica e, consequentemente, com a saúde pública. Para homenagear algumas dessas personalidades e divulgar o seu exemplo, o CRF-SP criou a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista.
      Em 2015, a premiação aconteceu na Câmara dos Vereadores, na capital, no Dia Internacional do Farmacêutico, em 25/9. A comenda é entregue a farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou a pessoas jurídicas, nacionais ou estrangeiras, para homenageá-los pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou por relevantes serviços prestados ao CRF-SP, que por méritos excepcionais, tenham se tornado merecedores da condecoração, conforme critérios de avaliação científica, acadêmica, ética e profissional.
      Qualquer pessoa pode indicar nomes para receber a comenda. As indicações, no entanto, deverão ser encaminhadas ao e-mail comenda@crfsp.org.br. Após, uma comissão analisará e selecionará os nomes que serão submetidos ao plenário para aprovação.

       

       

      Confira os homenageados de 2015:

       

       

      laurolauroDr. Lauro Domingos Moretto

      Referência na indústria farmacêutica e coautor de 50 livros sobre Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, atualmente é presidente da Academia Nacional de Farmácia (ANF).
      “É muita bondade dos conselheiros me distinguirem para essa homenagem, essa felicidade é pequena no grande contexto; o mais importante é o quanto a gente pode motivar e trabalhar com as pessoas para fazer muito mais do que eu fiz. Em 40 anos, foi possível estimular muita gente”.

       

       

      maria luizamaria luiza

      Dra. Maria Luiza Rodrigues

      Proprietária e farmacêutica magistral da farmácia Pró-Fórmula, em São José do Rio Preto, onde atuou como voluntária do CRF-SP como diretora regional e conselheira. Também leciona legislação farmacêutica na Universidade Paulista (Unip).
      “Estou honrada, a sensação que tenho é que esse prêmio não é só meu, mas de um grupo que trabalhou para que tudo fosse conquistado, algo que eu sonhava está acontecendo. Estou superfeliz, escolheria sempre ser farmacêutica, não me vejo em outra profissão”.

       

      nilcenilceDra. Nilce Cardoso Barbosa

      Possui a trajetória profissional marcada pela dedicação e incentivo à formação farmacêutica. É presidente do Instituto Racine, instituição voltada à educação e desenvolvimento profissional.
      “É um momento profícuo da profissão, me sinto envaidecida, mas o sentimento que mais aflora é o de responsabilidade por ser escolhida entre tantas pessoas que contribuem com a profissão e continuar caminhando, prestando bons serviços à sociedade, já que é isso que vai fazer de fato com que a nossa profissão faça não apenas 1,5 mil anos como ela tem hoje, mas muitos mais”


      paulopauloDr. Paulo Queiroz Marques
      É um dos farmacêuticos com mais tempo de atividade no país. Com 94 anos, possui o CRF nº 16, é um dos fundadores da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).
      “Tenho feito da farmácia o meu oxigênio, a minha razão de ser. Vivo em função da paixão pela farmácia brasileira, sou um autêntico farmacêutico de farmácia pública, gostava muito de manipulação, essa foi a verdadeira farmácia que eu exerci, tenho uma gratidão muito grande e orgulho de ser farmacêutico”.

       

      ediredirVereadora Edir Sales

      É advogada, professora, pedagoga, jornalista e radialista. Protocolou na Câmara de Vereadores da capital dois projetos de lei: o PL 312/15, que propõe instituir a Semana do Uso Racional de Medicamentos, e o PL 313/15, que prevê a ampliação dos serviços farmacêuticos oferecidos em farmácias e drogarias do município.
      “Estou muito feliz por receber o prêmio dessa classe de suma importância, meus cumprimentos à diretoria atuante do CRF-SP. Aprendi a respeitar e me orgulho de ser a representação dos farmacêuticos na Câmara dos Vereadores. Vou lutar para que projetos que envolvam a profissão sejam aprovados, tenho orgulho de dizer essa é minha missão, valorizar essa categoria”.

       

      zicozicoDeputado Estadual Zico Prado

      É autor da lei 15.626/14, que torna obrigatória a presença de farmacêutico responsável técnico nos quadros das empresas transportadoras de medicamentos e de insumos farmacêuticos.
      “A gente precisa de farmacêuticos bem preparados e a minha grande batalha é para que o medicamento e outros produtos cheguem às mãos da população em perfeitas condições. Nossa obrigação é garantir o transporte adequado com todos os requisitos necessários à garantia da eficácia”.

       

       

      Por Thais Noronha

       

       

       

       

        Revista do FarmacêuticoRevista do Farmacêutico

         

        PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
        Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

         

         

         

        Atendimento do CRF-SP

        Fiz a solicitação de inscrição junto ao CRF-SP em medida de urgência, por meio da Seccional de Ribeirão Preto. Os funcionários Francine e Reinaldo, juntamente com a equipe de São Paulo, agiram com tamanha celeridade que, antes do prazo limite para regularização do meu registro, e, por conseguinte, a regularização do estabelecimento onde atualmente trabalho, o registro já havia sido completado.
        O juramento foi igualmente feito em medida de urgência e, com isso, também a diretora regional, dra. Edilaine Moretti, se dispôs a auxiliar-me na finalização do registro.
        Sinto-me imensamente grata com o trabalho de todos os envolvidos. Todos os esforços do CRF-SP aumentam ainda mais o orgulho de ser farmacêutica.

        Dra. Maira Pompeu Martins (via e-mail)

         

         

         

        Congresso de Farmácia Comunitária

         

         

        Em uma das minhas apresentações no Congresso de Farmácia Comunitária, um dos temas apresentados era ‘Inovação, e como conseguir implantar?’.
        Durante o evento, fui parabenizada por autoridades pelo projeto e pelas atitudes tomadas por esta estrutura chamada CRF-SP, muito bem representada pelo dr. Pedro Menegasso, diretoria e conselheiros.
        Os elogios se estenderam ao profissionalismo desta equipe, resultando em modelos de serviços para outros estados. Tenho muito orgulho por participar desta diretoria como vice-diretora da Seccional Leste.

         

        Dra. Eliete Bachrany – São Paulo/SP (via Facebook)

         

         

        Fiscalização

        Quero agradecer a fiscalização feita aqui onde trabalho, em especial os fiscais dr. Guilherme Maciel Rodrigues e dr. Paulo Roberto Ribeiro de Souza. Providenciei tudo o que me pediram e, agora quando quiserem voltar, sejam bem-vindos.

        Dr. Valdirei Petch (via e-mail)

         

         

        Farmacêutico na Praça Simultâneo

        Todos estão de parabéns, farmacêutico é mais saúde!

        Dra. Vanessa Santos – Altos/PI (via Facebook)

         

         


        Justificativa de ausência 

        Considerando diversos questionamentos recebidos, o setor de Orientação Farmacêutica do CRF-SP esclarece como proceder em caso de necessidade de justificar ausência constatada em inspeção fiscal do CRF-SP:

        Nos casos de ausências motivadas por problemas de saúde, poderá o farmacêutico apresentar justificativa, dentro do prazo de 05 dias úteis, protocolando a via original de seu atestado médico/odontológico ou cópia autenticada, em atendimento à Deliberação CRF-SP nº 06/15. Diversos são os casos de protocolo de recurso de ausência com uso de documento falso, seja atestado médico ou odontológico.
        Alertamos aos colegas farmacêuticos sobre as implicações a que se sujeitam quando do uso de documentos e declarações falsos, tendo em vista que quando confirmada a informação de que tais documentos configuram como falso, poderá o farmacêutico responder a processos tanto na esfera ética (administrativa) como penal, haja vista que a apresentação e uso de documento falso configura crime.

         

         

         

        Participe!

        Envie seu comentário ou sugestão: revistadofarmaceutico@crfsp.org.br
        R. Capote Valente, 487 - 9º andar, CEP: 05409-001 - São Paulo - SP
        Tel: (11) 3067 1494 / 1498
        Veja no portal www.crfsp.org.br os links para nosso perfil nas principais redes sociais

        A RF se reserva o direito de adaptar as mensagens, sem alterar seu conteúdo.

         

         

         

          Revista do Farmacêutico 123 - CRF-SP em Ação - Freemind

          Revista do FarmacêuticoRevista do Farmacêutico

          PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
          Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

          CRF-SP EM AÇÃO

           

          CONGRESSO SOBRE USO DE DROGAS

          CRF-SP participa do Congresso Internacional Freemind 

            

          freemindfreemindDr. Marcos Machado foi um dos palestrantes do congresso

          Hoje, 5% da população entre 15 e 64 anos usa drogas ilícitas e 0,6% são usuários problemáticos de drogas, que consomem as substâncias regularmente ou apresentam dependência. Os dados são do último Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, divulgado em 2014. 

          Com foco nesse problema, em setembro deste ano, o CRF-SP apoiou e participou do Congresso Internacional Freemind, que ocorreu em Campinas e teve como tema “Drogas: para evitar a dor, o antídoto é o amor - Fé, ciência e esportes criando uma cultura de prevenção para as crianças e jovens”.
          Ministrante no painel “O jovem, o ócio e a ocupação”, o diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado debateu a importância do empreendedorismo e do trabalho como ferramenta contra o uso de drogas. “Acredito que o trabalho, a educação e o incentivo são maneiras de mudar o mundo de quem precisa”, afirmou.

           

           

          Por Mônica Neri