ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Nº 105 - DEZ - 2011 / JAN - 2012

Revista 105  setinha Personagem - Julio Inácio Vila Nova

Pharmacia Nova, paixão antiga

De geração em geração, uma família de farmacêuticos conquista a população de Tatuí (SP)

Thais Noronha
Dr. Julio ao lado do sobrinho e das filhas, todos farmacêuticos

Início do século XX no interior paulista. A assistência à saúde, quando havia, estava limitada às Santas Casas de Misericórdia ou outras pequenas instituições beneficentes. Obter o medicamento necessário para atender os doentes era um grande desafio. Esse também era o cenário na pequena Tatuí, onde, em meados de 1905, a população local acompanhava curiosa a montagem de um novo estabelecimento. Surgia ali, pelas mãos de Inácio Vila Nova, a Pharmacia Nova. Não sabia seu Inácio que aquele pequeno estabelecimento viria, em poucos anos, a se tornar referência de saúde na cidade e que ele seria responsável por agregar toda a família em torno da profissão farmacêutica.

Passados 106 anos da fundação, é o neto de “seu Inácio”, o dr. Julio Inácio Vila Nova, que dirige o estabelecimento de saúde. Dr. Julio lembra o começo difícil, tempos em que o próprio avô extraía as tinturas, triturava sementes e preparava a matéria-prima que iria compor as fórmulas dos xaropes, pomadas, pílulas, cápsulas amiláceas, supositórios e óvulos.

Foram necessários mais de 60 anos produzindo a base dos medicamentos até que as primeiras indústrias começassem a fabricar essas matérias-primas. Em meio à rotina da farmácia, dr. Julio cresceu ajudando o avô e divertindo-se com os primos que vinham de São Paulo nas férias. “Comíamos as cápsulas amiláceas com açúcar. Era uma grande brincadeira”, lembra.

Na memória também estão as recordações de o quanto a família ajudou a população da cidade, além de algumas situações pitorescas que aconteciam no dia a dia.

Tudo começou em 1905, na cidade de Tatuí - SP
Fachada atual do
estabelecimento centenário

O prédio atual que abriga a Pharmacia Nova foi fruto de grande sacrifício quando, em 1912, o avô pediu um empréstimo. “Minha família passou fome para pagar essa dívida”. A escolha pela Farmácia parecia estar no sangue de Julio e, após passar a infância ajudando o avô, foi para São Paulo, de onde só voltou após concluir o curso de Farmácia na Universidade de São Paulo (USP). No ano de sua formatura, em 1963, seu avô faleceu e deixou quatro filhos, sendo três farmacêuticos, além do Sr. Ary, oficial de Farmácia e seu pai.

A partir de então, dr. Julio, assumiu a Responsabilidade Técnica da Farmácia e deu início a uma trajetória vitoriosa. Casou-se com uma professora da cidade e teve quatro filhos. Com o trabalho superou a dor da perda de um deles em um acidente e criou os outros três. Hoje, um é arquiteto e duas são farmacêuticas e comandam o laboratório de manipulação da Pharmacia Nova.

Farmácia, magistério e política

Assim como o avô, dr. Julio virou referência na cidade e passou a dar aulas de Biologia, paixão que durou 31 anos e só foi interrompida pela carreira política. Foi vice-prefeito de Tatuí, secretário de Saúde e três vezes vereador. “Como farmacêutico, conhecia a área. Sempre me dediquei muito a tudo que fiz. Dava expediente e depois ainda ia para a farmácia. Nunca tive descanso, nem férias prolongadas.”

Centenário

Em 2005, ano do centenário da Pharmacia Nova, dr. Julio organizou uma exposição de fotos e peças antigas em um clube da cidade e fez questão de conhecer a cidade do avô em Palmeira dos Índios (AL). “Não tenho conhecimento de outra farmácia tão antiga de uma mesma família no Brasil.”

Thais NoronhaThais NoronhaThais Noronha
A farmácia reúne raridades como farmacopeias e frascos demedicamentos antigos, além de receituários dasdécadas de 70 e 80

Hoje o dr. Julio olha para o futuro, mas sente falta da época em que as pessoas tinham mais tempo para ouvir o farmacêutico. “Atendo filhos e netos dos meus pacientes. Sou do tempo em que havia poucos médicos na cidade, então o farmacêutico era sempre solicitado.”

De geração em geração

Com as filhas e dois sobrinhos farmacêuticos, dr. Julio está deixando um legado às gerações. O sobrinho Felipe Vila Nova nem pensou duas vezes na hora de escolher a profissão. “Cresci brincando no meio das prateleiras”. Com a admiração de quem contempla uma história vitoriosa, dr. Felipe completa: “Muita gente confia muito em tudo que ele faz. O conhecimento dele é impressionante. Tento absorver, aliando modernidade e tradição”.

setinha  Voltar ao Sumário

setinha Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico