ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Nº 105 - DEZ - 2011 / JAN - 2012

Revista 105  setinha Ética

Compromisso social

Primeiro educar, depois vigiar e, se necessário, punir. Comissões de Ética Profissional investem em ações de educação para reduzir erros que causam prejuízos à população

Ana Laura Azevedo
Ato da fiscalização deixa de ter apenas um caráter controlador, para incorporar um perfil mais orientativo

Em todas as profissões, seja da área da saúde ou outros segmentos, é firmado o juramento de respeitar e cumprir fielmente os princípios da moral e da ética. Esse juramento, mais do que palavras vazias, tem por finalidade realçar o compromisso social, que deve ser preservado e tratado com prioridade pelo novo profissional. Cabe aos Conselhos Profissionais e suas Comissões de Ética a atribuição de acompanhar e certificar-se de que as atividades profissionais sejam praticadas de acordo com o que é estabelecido pelas normas profissionais e legislação.

As Comissões de Ética de diferentes profissões, não raro, assemelham-se na estrutura e também nos problemas que enfrentam, como a morosidade dos processos. Essas Comissões contam geralmente com a colaboração de membros voluntários, colaboradores e assistentes técnicos e administrativos.

Apesar da semelhança no princípio ético, algumas profissões enfrentam problemas que lhes são próprios. Para o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), segundo o presidente dr.Cláudio Alves Porto, nem todas as infrações são notificadas ao conselho de classe, sendo muitas delas omitidas pelo próprio empregador. Dr.Cláudio considera que a “subnotificação pode ocorrer por motivos diversos, quer seja por receio de expor a instituição ou por temor de que os funcionários sofram punição após o encaminhamento dos fatos ao Coren-SP para instauração de processos éticos disciplinares”.

Os erros profissionais na área da saúde podem causar danos e sofrimento aos pacientes e seus familiares e por isso são tão preocupantes e alvo de constantes discussões dentro das Comissões de Ética que procuram por soluções.

A semelhança entre os conselhos pode ser percebida nas ações desenvolvidas para minimizar os números de faltas cometidas pelos profissionais. A coordenadora da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), dra. Patrícia Bataglia, conta que possuem cerca de 70 mil psicólogos ativos no Estado de São Paulo e trabalham atualmente em 357 processos éticos, mas destaca a ação preventiva: “temos ações contínuas de orientação aos psicólogos por meio de envio de jornal, e-mails e promoção de eventos com a categoria.Além disso, a Comissão de Orientação e Fiscalização conta com uma equipe técnica de psicólogos para orientação ao profissional, por telefone ou e-mail. As fiscalizações do CRP-SP procuram adotar inicialmente um caráter orientativo antes de ingressar com representação ética”.

Esta prática, a de orientar antes de punir, é a tendência usual nos conselhos profissionais. Essa também é a preocupação do CRF-SP, que procura sempre orientar os profissionais antes de aplicar punições.

rf105_etica_causas_processos
Arte: Ana Laura Azevedo

Prevenção na base

Um exemplo de ação educativa como prevenção à infração é a promoção de julgamentos simulados nas Instituições de Ensino Superior, implementada pelo Coren-SP, em 2009. Nesta atividade, os alunos são incentivados a discutir e vivenciar na prática uma situação fictícia de julgamento de profissionais em processo ético por erros disciplinares. “Recebemos, como resposta ao nosso trabalho, o feedback de docentes dos semestres subsequentes ao que seus alunos participaram dos julgamentos simulados, e nos relataram que houve um despertar para uma prática assistencial mais consciente e reflexiva quanto às consequências para o profissional acerca das iatrogenias cometidas”, relata o dr. Cláudio.

Luana Frasca

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico