Farmacêutica e professora Dra. Clara Pechmann morre aos 92, em Araraquara

Dra. Clara Pechmann na ocasião das comemorações dos 50 anos do CRF-SPDra. Clara Pechmann na ocasião das comemorações dos 50 anos do CRF-SPSão Paulo, 23 de agosto de 2017.

O CRF-SP comunica com pesar o falecimento da Dra. Clara Pechmann, na madrugada desta quarta-feira (23), aos 92 anos, em Araraquara. 

Dra. Clara era filha de Jacob Pechmann R’Hmer e Rosa Shanemfeler, imigrantes austríacos que vieram para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial, em 1924. Nascida no Brasil, viveu os primeiros meses na cidade de São Paulo, mudando-se para São José do Rio Preto em 1926 e lá permanecendo por 20 anos. Dra. Clara estabeleceu-se em Araraquara na década de 50, onde graduou-se em Farmácia pela Unesp e construiu sua trajetória profissional e social nos campos da saúde, da educação e da pesquisa.

Doutora em Microbiologia e especialista em Análises Químico-biológicas e Análises Clínicas, cooperou na Campanha Estadual de Erradicação da Malária nos anos de 1950 a 1973, foi professora-titular do departamento de Ciências Biológicas, área de Microbiologia e Imunologia, também exerceu chefia nos Laboratórios de Análises Clínicas da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara e da Beneficência Portuguesa de Araraquara. Também foi fundadora do Gaspa (Grupo de Apoio e Solidariedade aos Portadores do Vírus HIV de Araraquara). 

No entanto, o maior desafio da dra. Clara foi assumido aos 70 anos, quando assumiu a Secretaria de Saúde de Araraquara. “Foi realmente um trabalho árduo em um cargo antes ocupado apenas por médicos, mas tenho muito orgulho de ter brigado por uma saúde com qualidade para a comunidade”, relatou ela na ocasião do seminário de comemoração dos 50 anos do CRF-SP, em 2011.

Em 1997, recebeu da Câmara Municipal de Araraquara o título de “Honra ao Mérito” e em 2002 recebeu o título de “Cidadã Araraquarense”.

O corpo de Clara Pechmann está sendo velado na Funerária Bom Jesus na manhã desta quarta e será sepultado às 16h15 no cemitério São Bento, em Araraquara.

 

Carlos Nascimento
Departamento de comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.