Seminário promove atualização sobre o uso de antimicrobianos no Brasil e no mundo

 

São Paulo, 24 de julho de 2017.

No mês em que se celebra o Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana (30 de julho), o CRF-SP realizou no último sábado, 22, no campus Paraíso da Universidade Paulista (Unip), na capital, o Seminário Terapia Antimicrobiana. Organizado pelo Grupo Técnico de Antibióticos do Conselho, o evento teve por objetivo promover uma ampla atualização sobre o uso desses medicamentos no Brasil e no mundo. 

Na abertura do seminário, a diretoria do CRF-SP destacou o trabalho do Grupo Técnico responsável pelo evento e ressaltou que a entidade possui um histórico de ações em favor do uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana. “O farmacêutico está à frente das prescrições no balcão da farmácia, o que requer conhecimento e capacitação profissional. Não só no caso dos antibióticos, é muito importante estar por dentro dos estudos mais recentes e conhecer o medicamento que se dispensa, entender onde a molécula atua e as possíveis interações”, disse o presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso. 

 

 

A primeira apresentação abordou a legislação dos antimicrobianos. O ministrante Dr. José Vanilton de Almeida, membro do Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde e ministrante de cursos do CRF-SP, discorreu sobre importantes normativas que regem os antimicrobianos, entre as quais a RDC 20/2011, RDC 22/2014, Resoluções do CFF 542 e 545/2011, 571/2013, detalhando uma série de questões práticas que geram dúvidas para os farmacêuticos. “Compreender a fundo essa legislação contribui para a promoção do uso racional de medicamentos, o que é esse essencial para a nossa profissão”.

Uso na gravidez e amamentação

Para falar sobre o uso de antibióticos na gravidez e amamentação, a convidada foi a pesquisadora e docente da Universidade de Sorocaba (Uniso) Dra. Luciane Cruz Lopes, que apresentou dados que apontam que, no Brasil, estima-se que de 80 a 90% das mulheres grávidas utilizam pelo menos um medicamento, sendo os antibióticos responsáveis por 11 a 15% dos fármacos utilizados.

“Vários fatores devem ser levados em consideração quando se trata de prescrever medicamentos para gestantes, mas, em geral, é preciso fazer o possível para evitar o uso de fármacos nessas condições, especialmente no primeiro trimestre de gravidez. É importante escolhê-los de forma cautelosa e adequada e avaliar, sempre, o risco para o feto e benefício para a mãe. Além disso, optar por fármacos com perfil de segurança conhecido e, sobretudo, evitar medicamentos novos”, ponderou a especialista.

Outros dados referentes ao uso de antimicrobianos no mundo foram apresentadores pelo Dr. Fernando Del Fiol, reitor da Uniso e coordenador do Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP, que abordou a relação entre antimicrobianos e microbioma. Levantamento recente apontou que anualmente são produzidas cerca de 100 mil toneladas de antibióticos no mundo, dos quais apernas 35% são para consumo humano, com estimativa de 14,28 gramas por habitante/ano. 

Dr. Del Fiol destacou a influência desse consumo na microbiota humana, com foco na absorção de nutrientes e com evidências científicas de que o uso de antibióticos pode favorecer o aumento de peso. “Estudos apontam que os antibióticos são instrumentos de mudança e manipulação da microbiota, aumentando o poder de extração de mais energia do alimento oferecido, predispondo ao ganho de peso”.  

 

 

Ao final do Seminário, o coordenador do Grupo Técnico de Antibióticos anunciou o lançamento da série de vídeos "Terapia antimicrobiana", cujo primeiro deles, sobre a história dos antibióticos, foi exibido para os participantes. O material será em breve disponibilizado pela Academia Virtual de Farmácia. Acompanhe as informações pelo portal www.crfsp.org.br!

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.