ISMP Brasil alerta sobre risco de trocas de frascos de vacinas

 

ISMP Brasil alerta sobre risco de trocas de frascos de vacinas ISMP Brasil alerta sobre risco de trocas de frascos de vacinas São Paulo, 28 de abril de 2017.

O Instituto para Práticas Seguras no Uso dos Medicamentos (ISMP Brasil), promotor da segurança no uso de medicamentos no Brasil, emitiu o Alerta de Segurança para os profissionais de saúde sobre os riscos troca de frascos de vacinas de febre amarela e tríplice viral. Foi relatado o caso de onze mulheres em período de amamentação que receberam a vacina da febre amarela no lugar da vacina tríplice viral, sendo a primeira não recomendada para este público.

Essas vacinas, assim como os outros medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde, obedecem a uma identificação visual padronizada para os rótulos das embalagens de medicamentos destinados ao SUS, normatizada pela Anvisa. Tem-se observado que a semelhança dos rótulos pode aumentar o risco de confusão e troca de medicamentos no momento da dispensação e administração. Assim, faz-se necessária a adoção de medidas específicas para prevenir a ocorrência de erros de medicação envolvendo a troca de vacinas com identidade visual semelhante.
Vale ressaltar que com “o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e o aumento do número de pessoas buscando a vacina da febre amarela, estes riscos se agravam”.

 

Ação:

Para prevenir o risco dessa troca de vacinas algumas medidas podem ser adotadas como:

  • Armazenar os medicamentos com nomes e embalagens semelhantes em lugares separados;
  • Implementar o uso de rótulos diferenciados nos medicamentos e fixar alertas no local de armazenamento e dispensação;
  • Usar procedimentos de dupla checagem dos medicamentos antes da sua administração;
  • Sempre conferir o rótulo antes da administração da vacina.

Histórico:

Os rótulos destes medicamentos estão em conformidade com as regras sanitárias atuais. Mas diante deste risco de troca de frascos de ampolas com rótulos semelhante a Anvisa tem trabalhado junto ao Ministério da Saúde para aprimoramento da identidade visual dos medicamentos distribuídos na rede pública.


Recomendações:

A Anvisa monitora continuamente os medicamentos e solicita aos profissionais de saúde e pacientes que notifiquem os eventos adversos ocorridos com o uso de qualquer medicamento. A comunicação de suspeitas de eventos adversos pelos pacientes pode ser realizada pelos canais disponíveis para atendimento ao cidadão: Central de Atendimento ao Público e Ouvidoria. Para o profissional de saúde, a Anvisa disponibiliza o sistema Notivisa para a realização das notificações de eventos adversos.


Anexos:


Referências:

1. Instituto para Práticas Seguras no Uso de medicamentos. ISMP Brasil lança alerta de segurança sobre risco de troca de frascos de vacinas. 24 de abril de 2017.

Informações Complementares:

As bulas das vacinas de febre amarela e de tríplice viral pode ser acessadas no Bulário da Anvisa.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (fonte: Anvisa)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.