Confira o posicionamento do CFF e dos CRFs sobre reportagem do programa Fantástico

2017 01 31 esclarecimento-CRFSP2017 01 31 esclarecimento-CRFSPSão Paulo, 31 de janeiro de 2017

Posicionamento do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e dos Conselhos Regionais de Farmácia sobre a reportagem exibida em 29/01 no programa Fantástico, da rede Globo TV Globo com o título “Testes revelam verdades sobre medicamentos genéricos no Brasil’. (Clique aqui para acessar)

Em complemento ao posicionamento do sistema CFF e CRFs, o CRF-SP, elaborou uma nota para a população, com informações sobre uso de medicamentos genéricos, para contribuir no aumento da segurança no uso desses medicamentos. A sugestão é que o farmacêutico imprima e deixe à disposição nas farmácias (Clique aqui para acessar a nota).

Ressaltamos que a política de medicamentos genéricos é extremamente importante para a saúde pública do País, visto que esses medicamentos possuem um custo bem menor e proporcionam o acesso da população. A ideia é justamente disponibilizar o medicamento, independentemente da marca. Por esse motivo é fundamental que as autoridades sanitárias estabeleçam um rigoroso controle de forma a garantir, que todos os medicamentos registrados como genéricos sejam tecnicamente intercambiáveis com os de referência (isso deve ser um dos pilares da política). Dessa forma, não cabe ao médico ou qualquer outro profissional de saúde selecionar o laboratório.