Anvisa divulga novas proibições de produtos com irregularidades

2017 01 18 anvisa2017 01 18 anvisaSão Paulo, 18 de Janeiro de 2017

Os produtos Spectraban Base Fluida, produzido pelo laboratório Stiefel, Sabonete Cinord, da Cinord, e Solução Ringer com Lactato, da Farmace, foram suspendidos, interditados e proibidos, respectivamente, pela Anvisa.

Ao todo, foram seis lotes suspensos de circulação comercial dos produtos Spectraban Base Fluida Bege Claro, Spectraban Base Fluida Bege Médio e Spectraban Base Fluida Translúcida e, 11 de janeiro. A suspensão ocorreu em virtude de erro na indicação do fator UVA na embalagem secundária dos produtos.

A empresa Laboratórios Stiefel Ltda justificou que, apesar de constar na embalagem secundária comercializada de alguns lotes a indicação de UVA +++, a opção foi de registrar o produto com UVA ++. A empresa informou ainda que no ato do registro na Anvisa foram apresentados estudos comprovando que o fator de proteção daqueles produtos é, de fato, UVA +++.

Dado que as informações nas rotulagens secundárias estão em desacordo com o registrado na Vigilância Sanitária, a Anvisa determinou a suspensão dos lotes 1052457 e 1051042 do produto Spectraban Base Fluida Bege Claro, dos lotes 1051404, 1051985 e 1052984 do produto Spectraban Base Fluida Bege Médio e do lote 1052381 do produto Spectraban Base Fluida Translúcida.

A empresa Laboratórios Stiefel Ltda, fabricante dos cosméticos, é responsável pelo recolhimento do estoque existente no mercado, dos lotes em questão.

Já o sabonete antisséptico Cinord foi proibido pela Anvisa nesta segunda-feira (16/01). De acordo com autoridades, o produto fabricado pela Cinord Sudeste Química Ltda era comercializado com uma formulação de um registro já vencido.

Além disso, a formulação do sabonete possuía uma concentração de um conservante químico acima do permitido pela legislação sanitária.
O produto, portanto, teve a fabricação, distribuição, comercialização e uso proibido. A Agência Sanitária declarou ainda o recolhimento de todo o estoque no mercado do cosmético em questão.

Por fim, a Anvisa publicou, em 11 de janeiro, a interdição de um lote da Solução Ringer com Lactato 500ml foi interditado. A medida foi tomada após uma queixa técnica procedente do Hospital Dia Rede Hora Certa São Miguel Paulista em que 19 pacientes apresentaram, no mesmo dia, edema corneano difuso intra-operatório após uso de um dos lotes do produto.
O lote que apresentou esse problema foi o 16F5422/2-1, validade 06/2018, a solução ringer com lactato é fabricada pela Farmace Indústria Químico Farmacêutica Cearense Ltda.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: Anvisa)