Atitude antidemocrática da ABCFarma tenta impedir evento do CFF

Nota de repúdio São Paulo, 14 de junho de 2016

O 2º Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica realizado entre os dias 14 e 15 de junho, em Brasília, pelo Conselho Federal de Farmácia teve uma tentativa de obstrução por parte da ABCFarma, Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico.

O evento tem como objetivo promover o debate sobre projetos de lei relacionados à categoria. No entanto, a ABCFarma entrou com um pedido de ação cautelar no Tribunal Regional Federal Primeira Região contra o Conselho Federal de Farmácia alegando que o 2º Fórum não deveria ser realizado pois discutiria temas como piso salarial e jornada de trabalho de até 30 horas, pautas contrárias a seus interesses econômicos.

A ação foi indeferida pela juíza federal Cristiane Pederzolli Rentzsch que destacou não haver flagrante ilegalidade/inconstitucionalidade na realização do Fórum, conforme um dos trechos da decisão “Assim, não vejo nenhuma ilegalidade do Conselho, aqui réu, em promover eventos que reúnam categorias profissionais e sindicais para debaterem acerca de direitos inerentes a empregados farmacêuticos quando esta classe se insere entre os seus filiados e também contribuintes”.

Com a decisão, o 2º Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, está sendo realizado normalmente até 15 de junho.

O CRF-SP repudia qualquer atitude antidemocrática e que impeça o debate de ideias e iniciativas que propiciem o crescimento e fortalecimento da categoria farmacêutica e beneficiem a saúde da população.

Clique para visualizar a decisão na íntegra.