Encerramento do Cosems tem roda de conversa e entrega de prêmios

 

Roda de conversa reuniu farmacêuticos para debate durante o CongressoRoda de conversa reuniu farmacêuticos para debate durante o CongressoRoda de conversa reuniu farmacêuticos para debate durante o CongressoSão Paulo, 14 de abril de 2016

No terceiro e último dia do 30º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), o CRF-SP teve participação intensa, começando com a Roda de Conversa sobre Assistência Farmacêutica, que ocorreu pela manhã e contou com a presença da vice-presidente dra. Raquel Rizzi, que atuou como facilitadora da atividade.

Também participaram a dra. Lígia Costa, coordenadora de fiscalização externa do CRF-SP, da dra. Luciana Canetto, conselheira do CRF-SP e membro do Gtam e da dra. Karin Sasaki, advogada da fiscalização do CRF-SP e membro do Gtam.

Foram apresentados 13 trabalhos, que englobaram temas como consultas farmacêuticas na unidade de saúde e em visitas domiciliares, gerenciamento de riscos na prescrição e administração de medicamentos, educação e orientação sobre acesso aos medicamentos, controle de antimicrobianos, dispensação de fármacos especiais, regulação farmacêutica, capacitação e atualização do farmacêutico do SUS, farmácia humanizada, atendimento clínico, gestão farmacêutica, entre outros.

Para dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, os trabalhos apresentados são ferramentas para o convencimento dos gestores municipais e, consequentemente, para ampliação da assistência farmacêutica.

“Nós optamos pelo caminho do diálogo com o gestor, com o auxílio do Gtam, que mostra que o farmacêutico não é mero dispensador de medicamentos, mas atua de maneira mais ampla na assistência farmacêutica. E para esse convencimento é muito importante trabalhos como esses, que demonstram a atitude do farmacêutico e a importância da assistência farmacêutica dentro do sistema de saúde pública como todo, inclusive gerando economia aos municípios por meio de orientação, gestão do desperdício, entre outras atividades desse profissional”, afirmou.

 

Participantes da roda de conversa que teve a vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, como facilitadoraParticipantes da roda de conversa que teve a vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, como facilitadoraParticipantes da roda de conversa que teve a vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, como facilitadora

Prêmio Adelaide José Vaz

O CRF-SP entregou também durante o congresso o II Prêmio Adelaide José Vaz de Assistência Farmacêutica para os melhores projetos na modalidade Farmacêutico.

O trabalho científico premiado foi “Incidência, caracterização e acompanhamento da resolução de eventos adversos aos medicamentos em pacientes admitidos em emergência pediátrica”, dos autores: Patrícia Moriel (autora principal), Cínthia Madeira de Souza, Priscila Gava Mazzola, Rosiane de Fátima Lopes Ambrósio e Vanessa Marcílio de Souza.

A menção honrosa foi concedida ao projeto “A importância da atenção farmacêutica nos cuidados de pacientes oncológicos em tratamento com antineoplásticos orais: um estudo sobre adesão, qualidade de vida e conhecimento da doença, dos autores: Cristina Rosa Barbosa (autor principal), Graziele Baldan Ferrari, Caio Henrique Gibim, Carmen Silvia Passos Lima, Gabriela Galhado De Vito, Júlia Coelho França Quintanilha, Laís Sampaio Amaral, Lara Paro Dias, Maria Aparecida Loureiro Spósito, Marília Berlofa Visacri, Mayra Carvalho Ribeiro e Patrícia Moriel.

O prêmio teve por objetivo identificar as iniciativas exitosas dos farmacêuticos como um incentivo para que outros profissionais posteriormente sigam o mesmo caminho e multiplique essas ações. Os farmacêuticos participantes abordaram o tema “Cuidado Farmacêutico”, contemplando a interação direta do farmacêutico com o usuário, como nos serviços clínicos, farmácia clínica, atenção farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico.

Segundo a diretoria do CRF-SP, o prêmio simboliza a importância da valorização dos trabalhos realizados pelos farmacêuticos no SUS. “Ao criar esse projeto, homenageamos e fortalecemos a profissão e a saúde da população”, afirmou o presidente do conselho, dr. Pedro Menegasso. Já a vice-presidente, dra. Raquel Rizzi, apontou que a premiação é essencial para dar visibilidade à trabalhos pioneiros de cuidados farmacêuticos. Para finalizar, o diretor-tesoureiro da entidade, dr. Marcos Machado, ressaltou a importância do SUS para o país.

O nome do prêmio foi escolhido em homenagem à dra. Adelaide José Vaz, ex-presidente do CRF-SP, falecida em 2011. A dra. Adelaide dá o seu nome ao prédio onde se encontra instalada a sede da entidade.

Dra. Graziele Baldan Ferrari recebe o prêmio de menção honrosa da dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, dr. Stênio Miranda, presidente do Cosems, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP. Ao lado, dra. Patrícia Moriel recebe o prêmio de melhor trabalho dos diretores do CRF-SP e do presidente do CosemsDra. Graziele Baldan Ferrari recebe o prêmio de menção honrosa da dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, dr. Stênio Miranda, presidente do Cosems, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP. Ao lado, dra. Patrícia Moriel recebe o prêmio de melhor trabalho dos diretores do CRF-SP e do presidente do CosemsDra. Graziele Baldan Ferrari recebe o prêmio de menção honrosa da dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, dr. Stênio Miranda, presidente do Cosems, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP. Ao lado, dra. Patrícia Moriel recebe o prêmio de melhor trabalho dos diretores do CRF-SP e do presidente do Cosems

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mônica Neri

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.