PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 131 - AGO - SET/2017

 

ESPAÇO INTERATIVO

 

Farmácia clínica no mundo - Revista do Farmacêutico nº129

"Parabéns a toda equipe engajada na produção desta revista! Quanta informação atualizada, temas pertinentes com nosso dia a dia. Orgulho de fazer parte."

Frank Ferreira Pinto -  São Paulo /SP (via facebook)

 

"Parabéns pela matéria. Informações enriquecedoras relacionadas ao nosso dia a dia."

Natalia Cavalcante - São Paulo /SP (via facebook)

 

Workshop - Judicialização da saúde

"Parabéns pela promoção do Workshop, além de muito bem organizado, é de grande valor para os profissionais envolvidos e para a comunidade."

Fernanda Morato da Silva Pereira – representanteda OAB em Barretos/SP (via e-mail)

 

Seminário de homeopatia

"O evento foi muito bom, valeu a presença!"

Amarilys Cesar - São Paulo/SP (via facebook)

 

Farmácia hospitalar - Valeu a pena! - Revista do Farmacêutico nº129

"Estamos escrevendo a história da residência farmacêutica no Brasil!"

Marcel Nogueira - São Paulo/SP (via facebook)

 

Orientação Farmacêutica

Quais as orientações para elaboração do Manual de Boas Práticas (MBP) e dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP)?

O farmacêutico tem um papel fundamental na definição das boas práticas e procedimentos técnicos do estabelecimento farmacêutico, pois é o responsável pelo cumprimento das normas e capacitado para padronizar a forma de execução dos serviços, atividades e tarefas visto ser o detentor do conhecimento técnico.

MBP é o documento que reflete a política da empresa, sua missão, visão e valores; descreve as funções de cada cargo; estabelece os critérios e normas a serem observados para nortear os seus procedimentos, processos, serviços e atividades, do ponto de vista técnico e sanitário; relaciona as rotinas, atividades e procedimentos que os estabelecimentos farmacêuticos devem adotar. Tal documento é único para cada estabelecimento visto ser confeccionado com base na sua política, atividades e processos, devendo ser reprodução fiel de sua rotina e realidade.

POP é parte integrante das boas práticas e por consequência complementa o MBP. Consiste em uma descrição sequencial e pormenorizada de todas as etapas necessárias e que devem ser cumpridas para a realização de uma tarefa/atividade, tendo por objetivo padronizar a forma como ela é desempenhada, independentemente de quem a execute.

O MBP e os POPs são instrumentos de qualidade e devem ser revisados e atualizados periodicamente, sendo atribuição do farmacêutico a sua elaboração e implantação.

Saiba mais

 

 

Participe!

Envie seu comentário ou sugestão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
R. Capote Valente, 487 - 9º andar, CEP: 05409-001 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3067 1494 / 1498
Veja no portal www.crfsp.org.br os links para nosso perfil nas principais redes sociais

A RF se reserva o direito de adaptar as mensagens, sem alterar seu conteúdo.

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.