PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 130 - MAI - JUN - JUL/2017

 

Portal tem nova área voltada à Educação Permanente

Workshops sobre Judicialização da Saúde seguem no interior

 

Em 25 de abril e em 11 de maio foram realizadas mais duas edições do Workshop de Judicialização da Saúde nos municípios de Presidente Prudente e Votuporanga, que contaram com a participação de 300 pessoas.

Trata-se de uma atividade promovida pelo CRF-SP, por meio de seu Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM), nas diversas regiões do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Mais do que um evento técnico, sua importância reside na discussão da problemática com diversos setores envolvidos (Judiciário, gestores municipais e estaduais e advogados) com o objetivo de melhorar o panorama atual e demonstrar como o farmacêutico pode contribuir com os municípios nesse aspecto, pois esse profissional tem, dentre suas atribuições, a promoção da adesão ao tratamento, do uso racional de medicamento, o acompanhamento farmacoterapêutico, a gestão dos medicamentos e pode atuar elaborando pareceres técnicos em processos judiciais.

A programação do Workshop é composta pelas seguintes palestras, podendo ocorrer alterações para atender as necessidades das regiões:

  • Dados do GTAM e Panorama da Região;
  • Componente especializado e acesso a medicamentos pela via administrativa;
  • Atuação do Farmacêutico como forma de reduzir a judicialização da saúde;
  • Dados da Judicialização da Saúde na região;
  • Judicialização da Saúde e seus desdobramentos atuais;
  • Direito à Saúde X Autonomia Administrativa

 

Presidente Prudente 

José Geraldo de Souza, vereador do município; Dra. Rosilene Martins Viel, diretora regional da seccional de Presidente Prudente do CRF-SP; Dra. Carmen Lígia Marques, chefe do departamento de assistência farmacêutica de São José do Rio Preto; Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP e coordenadora do GTAM; Dr. Sylvio Ribeiro, juiz de Direito e coordenador do Comitê Estadual de Saúde; Dr. Jorge Yochinobo Chihara, diretor técnico da DRS-11; e Dr. Valmir da Silva Pinto, secretário municipal de Saúde de Presidente Prudente

 

 

 

“O PAPEL DO FARMACÊUTICO É ESSENCIAL PARA QUE HAJA UMA DESJUDICIALIZAÇÃO À MEDIDA QUE A SUA ATUAÇÃO, OCORRENDO JUNTO COM OUTROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PODE CONTRIBUIR PARA QUE O CIDADÃO NÃO PRECISE RECORRER À JUSTIÇA PARA TER ACESSO AO SEU TRATAMENTO”.

Dr. Sylvio Ribeiro, juiz de Direito e ministrante do Workshop

 

 

 

 Votuporanga

Dra. Márcia Prado Reina, secretária de Saúde de Votuporanga; Dr. Giovanni Carlos de Oliveira, diretor da seccional de Fernandópolis do CRF-SP; Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP; Dra. Cláudia Monteiro, diretora da DRS XV; Dra. Valéria da Cruz de Castro, coordenadora da Assistência Farmacêutica da DRS de São José do Rio Preto; Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP; Dr. Roberto Malta, coordenador da graduação em Farmácia da UNIFEV; Dr. Renato Martins, vice-prefeito de Votuporanga; e Dr. Ricardo Toshio Konda, responsável pelo Grupo de Ações Judiciais da DRS XV

 

  

“MOSTRANDO PARA O JUDICIÁRIO QUE ESSAS DEMANDAS DE MEDICAMENTOS TÊM QUE SER ANALISADAS DO PONTO DE VISTA TÉCNICO, VALORIZAMOS O CONHECIMENTO DO FARMACÊUTICO PARA QUE ESSAS DECISÕES SEJAM TOMADAS COM MAIS PRECISÃO TÉCNICA, NÃO DEIXANDO NINGUÉM DESASSISTIDO, MAS SEM PREJUDICAR O COLETIVO”.

Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP

 

 

 

 

“PERCEBEMOS QUE O JUDICIÁRIO TAMBÉM PRECISAVA PARTICIPAR DESSA TROCA DE INFORMAÇÕES PARA ENTENDER MELHOR O PAPEL DO FARMACÊUTICO E DE AVALIAÇÕES TÉCNICAS”.

Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP

 

 

  

 

 

“O PRINCIPAL PROBLEMA NA JUDICIALIZAÇÃO É A FALTA DE CAPACIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE BEM ADMINISTRAR A GESTÃO DE MEDICAMENTOS.”

Dr. André Gândara Orlando, promotor de Justiça de Ibitinga e ministrante do Workshop

 

  

Farmacêutico, fique atento às datas dos workshops e participe na sua região!

 
 
 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.