PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 130 - MAI - JUN - JUL/2017

 

II Espaço Âmbito Farmacêutico

Acupuntura, Cuidados Farmacêuticos e Indústria foram os temas discutidos em um único dia, em grande evento

Cerca de 200 farmacêuticos participaram dos eventos simultâneosConteúdo de qualidade, discussões ricas e farmacêuticos de diversas áreas em um só lugar. Assim foi o segundo Espaço Âmbito Farmacêutico do ano, realizado pelo CRF-SP no dia 27/05, na capital. A iniciativa tem por objetivo integrar as áreas, assim como dar visibilidade ao trabalho árduo e ininterrupto das Comissões Assessoras pelo fortalecimento de cada segmento de atuação do farmacêutico. Conteúdo de qualidade, discussões ricas e farmacêuticos de diversas áreas em um só lugar. Assim foi o segundo Espaço Âmbito Farmacêutico do ano, realizado pelo CRF-SP no dia 27/05, na capital. A iniciativa tem por objetivo integrar as áreas, assim como dar visibilidade ao trabalho árduo e ininterrupto das Comissões Assessoras pelo fortalecimento de cada segmento de atuação do farmacêutico.

 

Cuidado Farmacêutico na Farmácia: Como desenvolver?

A área que está em constante evolução tanto no que se refere à regulamentação, quanto ao planejamento, estruturação e execução dos serviços foi a mais procurada no evento. O farmacêutico deve ter perfil humanista, ser sensível às necessidades biopsicossociais dos pacientes, boa comunicação e competências clínicas para a otimização da farmacoterapia.  A área que está em constante evolução tanto no que se refere à regulamentação, quanto ao planejamento, estruturação e execução dos serviços foi a mais procurada no evento. O farmacêutico deve ter perfil humanista, ser sensível às necessidades biopsicossociais dos pacientes, boa comunicação e competências clínicas para a otimização da farmacoterapia.

Dra. Natascha Cenachi, Dr. João Baptista Martins, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Dr. Marcos Machado, Dra. Raquel Rizzi, Dra. Lívia Gonçalves Barbosa e Dra. Vanessa Conceição

A solicitação e interpretação de exames laboratoriais nas farmácias são fundamentais para o acompanhamento farmacoterapêutico, pois permitem determinar concentrações tóxicas e terapêuticas dos medicamentos, avaliar concentrações de drogas e de substâncias e monitorar a efetividade do tratamento. Os exames laboratoriais também trazem informações importantes para o farmacêutico realizar a prescrição farmacêutica nos termos das Resoluções 585/13 e 586/13  do Conselho Federal de Farmácia. Ao final do evento, uma oficina de prescrição destacou o processo assistencial. A solicitação e interpretação de exames laboratoriais nas farmácias são fundamentais para o acompanhamento farmacoterapêutico, pois permitem determinar concentrações tóxicas e terapêuticas dos medicamentos, avaliar concentrações de drogas e de substâncias e monitorar a efetividade do tratamento. Os exames laboratoriais também trazem informações importantes para o farmacêutico realizar a prescrição farmacêutica nos termos das Resoluções 585/13 e 586/13  do Conselho Federal de Farmácia. Ao final do evento, uma oficina de prescrição destacou o processo assistencial.

 

Seminário de Indústria

Dr. Edson Rollemberg, coordenador prática da Comissão de Indústria

A Comissão Assessora de Indústria organizou um evento para que especialistas e farmacêuticos que atuam ou têm interesse no setor pudessem debater temas como a operacionalização de implementação de análises de risco, conceitos de Quality by Design e Process Analytical Technology (PAT) como ferramentas de desenvolvimento de produtos e otimização de processo, necessidade de preservação e integridade de dados para que a segurança e a estabilidade do produto não sejam comprometidas. A Comissão Assessora de Indústria organizou um evento para que especialistas e farmacêuticos que atuam ou têm interesse no setor pudessem debater temas como a operacionalização de implementação de análises de risco, conceitos de Quality by Design e Process Analytical Technology (PAT) como ferramentas de desenvolvimento de produtos e otimização de processo, necessidade de preservação e integridade de dados para que a segurança e a estabilidade do produto não sejam comprometidas.

Outro ponto relevante e que está em voga na indústria mundial é a análise de risco, que foi abordada durante a demonstração de uma ferramenta eletrônica (software iRisk) desenvolvida para esse fim. Outro ponto relevante e que está em voga na indústria mundial é a análise de risco, que foi abordada durante a demonstração de uma ferramenta eletrônica (software iRisk) desenvolvida para esse fim.

 

VII Seminário de Acupuntura

Dr. Marco Cecchini foi um dos palestrantes no Seminário de Acupuntura

Alguns casos clínicos e demonstrações práticas foram utilizados para exemplificar a acupuntura japonesa, estética, auriculoterapia chinesa e francesa. Alguns casos clínicos e demonstrações práticas foram utilizados para exemplificar a acupuntura japonesa, estética, auriculoterapia chinesa e francesa.

 

Seminário de acupuntura contou com uma parte prática

Com resultados surpreendentes, a acupuntura estética é uma alternativa que, além de agir preventivamente e corretivamente, também é acessível financeiramente.

Ainda foram abordados aspectos da auriculoterapia e as vantagens da utilização da fitoterapia e os tipos de métodos diagnósticos.

 

A participação nas Comissões é aberta. Para saber mais, acesse www.crfsp.org.br e clique em “Áreas de atuação”, no menu à esquerda. Ou então, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Dr. João Baptista Martins (vice-coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas), Dra. Natascha Cenachi (coordenadora da Comissão de Farmácia), Dra. Vanessa Conceição (vice-coordenadora da Comissão de Farmácia Clínica), Dr. Paulo Caleb Santos (coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas); palestrantes Dra. Mariana Dall’ Acqua,  Dra. Gladys Marques, Dra. Lara Cristina Silva e Dr. André Suaiden

Dr. Edson Rollemberg (coordenador da Comissão de Indústria); os palestrantes Dra. Rosana Mastellaro, Dra. Sueli Hiromi Ogata, Eng. Msc. Anderson Flores e Dra. Jozie de Souza

Dr. José Trezza Netto (coordenador da Comissão Assessora de Acupuntura); os palestrantes Dr. Marcelo Buzanelli, Dra. Mara Lucia Tamabarucci, Dr. José Ricardo Domingues, Dra. Elis Regina dos Santos,  Dr. Carlos Kalil Neves e Dra. Viviane Bérgamo

 

 
 
 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.