Revista do Farmacêutico 114 - Especial Congresso

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 114 - NOV-DEZ / 2013

Revista 114 setinha Especial

 

Foto: Agência Luz

Balanço Positivo

XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos foi um dos destaques do CRF-SP em 2013

O XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos reuniu 1.343 visitantes e 3.453 congressistas, que vieram das mais variadas regiões do Brasil e do mundo, como Argentina, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Moçambique e Portugal.

 

Foto: Agência Luz
Ministrantes internacionais ao lado de profissionais de renome no Brasil passaram conhecimento aos participantes

O maior congresso do setor da América Latina marcou o calendário da área com excelência, trazendo profissionais de destaque nacional e internacional e empresas que agregaram credibilidade ao evento.

A realização só foi possível com recursos dos patrocinadores que, ao investirem no Congresso, demonstraram que acreditam e valorizam o farmacêutico. 

O CRF-SP, por ser uma autarquia federal, possui limitações legais para investimentos de recursos financeiros, que inviabilizariam organizar um evento dessa magnitude. Por isso, é fundamental a realização de parcerias com empresas privadas.

Foto: Agência Luz
Palestras, debates e grandes discussões fizeram parte de mais uma edição do Congresso

 

Foram 18 patrocinadores, nove parceiros e vários expositores, como FarmaShow, Farmais, Poupafarma, Sanofi, Medley, ICTQ, Libbs, Drogasil, Droga Raia, Totvs, Astrazeneca, Prati Donaduzzi, Anvisa, Drogaria Pacheco São Paulo, Abimip, Biolab, Pague Menos e Takeda. 

Visão empresarial

Os parceiros avaliaram o sucesso do Congresso. Para o diretor executivo do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), dr. Marcus Vinícius de Andrade, patrocinar o XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos representou uma oportunidade especial de evidenciar apoio integral às ações que valorizam e subsidiam o farmacêutico com conhecimento e informação. 

Foto: Agência Luz
O XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos contou com 18 importantes patrocinadores do setor farmacêutico e nove parceiros

“A presença da Instituição na feira que acompanhou o Congresso trouxe impactos consideráveis para o médio e longo prazo do ICTQ. Além de novas parcerias com empresas e profissionais de referência no mercado, tivemos a oportunidade de conhecer farmacêuticos de diversos estados com interesse de levar nossos cursos para novos mercados regionais.”

A farmacêutica coordenadora da Poupafarma em São Paulo, dra. Lourdes Aoki, também ressaltou a importância de estar presente em um evento que reúne alguns dos principais nomes do mercado farmacêutico e que agrega experiência e conhecimento para todos os envolvidos.

 

 

 

Foto: Agência Luz
A feira de negócios foi uma excelente oportunidade para mostrar as novidades do setor e facilitar parcerias entre empresas e profissionais

“É uma ação que traduz o comprometimento da empresa para com os clientes e também com toda a comunidade farmacêutica. Além disso, a Poupafarma enviou cerca de 120 profissionais, sendo 90 farmacêuticos, que participaram ativamente assistindo aos cursos e palestras. Os nossos farmacêuticos sentiram-se honrados e gratos pela sua participação, reconhecendo, dessa forma, que a empresa em que está trabalhando realmente valoriza o profissional”.

Já a rede Farmais, além de apostar no Congresso para divulgar a franquia aos farmacêuticos e apresentar possibilidades de negócios, também aproveitou para captar currículos e expandir suas equipes. 

Foto: Agência Luz
Palestrantes internacionais com tradução simultânea engrandeceram a programação científica do evento

 

 

“Foi muito importante para a empresa mostrar que o farmacêutico pode abrir seu próprio negócio, ser uma opção viável de empreender com suporte e informação. Esse tipo de atividade é imprescindível para o crescimento e expansão de uma marca. Além disso, embora a Farmais seja uma empresa com quase 20 anos no mercado, deseja trazer os melhores talentos para integrar suas equipes, e tivemos uma considerável captação de currículos”, afirmou o farmacêutico da área regulatória da rede Farmais, dr. Ronan Cleiton Loures da Silva.

 

Balanço Final do XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos

Evento internacional

Foram 161 horas de programação científica. Ao todo, 63 atividades divididas entre mesa-redonda, minicurso, palestra, simpósio e simpósios no formato TED: Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento, Design), uma novidade que o CRF-SP trouxe aos farmacêuticos, na qual o ministrante divide sua experiência pessoal e profissional sobre o assunto abordado.  

O evento também abrangeu, de maneira multidisciplinar e transversal, diversos setores farmacêuticos como Alimentos, Análises Clínicas e Toxicológicas, Distribuição e Transporte, Educação, Farmácia, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Indústria, Pesquisa Clínica, Práticas Interativas e Complementares (PICs), Resíduos, Saúde Pública e Toxicologia.

Tudo isso contando com a presença de 123 ministrantes renomados em todo o mundo: 51 oriundos de São Paulo (capital), cinco da Grande São Paulo, 22 do interior do Estado, 37 de outros estados do Brasil e oito internacionais. Entre eles, o espanhol dr. Adrián LLerena, Mestre PhD em Farmacogenética Clínica. “Estou honrado por ter participado do Congresso e ministrado o curso, o qual aproveitei muito, tanto cientificamente, quanto do ponto de vista pessoal”.

Outro ministrante internacional do XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos foi o dr. Humberto Zardo, consultor internacional, docente e assessor em gestão e melhoria de operações industriais. “Agradeço todo o empenho do CRF-SP pela acolhida e suporte. Tudo esteve de primeira qualidade. Parabéns.”  

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, dr. Carlos Maurício Barbosa também elogiou o evento. “Gostaria de felicitar o CRF-SP pelo magnífico evento que organizaram com grande sucesso. Agradeço muito o amável convite que me dirigiram para participar deste Congresso, o que fiz com o maior prazer. Estou certo de que a minha participação permitiu uma valiosa partilha mútua de experiências.”

Mônica Neri

Patrocinadores

 

 

setinha Voltar ao Sumário

setinha Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.