Revista do Farmacêutico 114 - Técnica e Prática

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 114 - NOV-DEZ / 2013

Revista 114 setinha Técnica e Prática

 

Paracetamol: cuidado redobrado

Analgésico pode levar à morte se utilizado sem orientação. Farmacêutico deve conhecer efeitos e interações para se responsabilizar pela prescrição

Fotos: Latinstock

Que a regulamentação da prescrição farmacêutica significa um marco para a profissão, está evidente; no entanto, o próximo passo agora é o farmacêutico se cercar de informações e conhecimento sobre os medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Para isso, como parte das ações do CRF-SP para garantir a excelência na atuação do profissional, a Revista do Farmacêutico começa uma série de matérias sobre as características dos MIPs que, de acordo com a Resolução do CFF no 586/13, podem ser prescritos. A ideia é mostrar o mecanismo de ação, interações, efeitos colaterais e principais riscos. 

O primeiro a ser abordado é um dos princípios ativos mais procurados em farmácias e drogarias do mundo e o responsável pela morte de 150 norte-americanos (por ano) por intoxicação, o paracetamol. O levantamento foi feito pela organização sem fins lucrativos Pro Publica, dos EUA, de 2001 a 2010, com pacientes que consumiram o paracetamol.  

BoxSegundo a Pro Publica, que se baseou em dados dos CDCs (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), essas mortes ocorreram por ingestão acidental de doses maiores do que as recomendadas na bula. Metabolizado no fígado, o paracetamol utilizado em doses excessivas por pessoas desnutridas, que bebam álcool regularmente ou que tomem outros medicamentos, faz com que o metabolismo produza uma substância tóxica que pode levar à falência hepática. 

É por esses e outros problemas que o farmacêutico deve redobrar a atenção ao prescrever um antigripal, por exemplo. O mesmo ocorre quando o paracetamol é utilizado para tratar a febre em crianças, já que é comum os pais abusarem da dosagem na tentativa de diminuir a temperatura corporal dos filhos adoentados. A assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, alerta sobre a necessidade de consumo com orientação. “É um grande risco, uma vez que o paracetamol está acessível ao público e, por isso, gera a sensação de inofensividade, o que pode levar ao uso irracional. O exagero pode levar à toxicidade.”  

BoxEntre as indicações clínicas do paracetamol ou acetaminofeno estão a atuação como analgésico, antitérmico e anti-inflamatório. Além disso, ele possui apresentações isoladas e associadas com miorrelaxantes, anti-inflamatórios, antigripais e antipiréticos. 

Um exemplo muito comum é o indivíduo tomar um medicamento com paracetamol e, por estar gripado, ingerir também um chá que contenha paracetamol na sua composição. Sem perceber, é possível que a pessoa exceda a dose máxima terapêutica e alcance a dose tóxica, o que pode implicar em hepatotoxicidade e até ser letal.

Dra. Amouni ressalta que o farmacêutico tem nas suas mãos uma grande oportunidade de mostrar o seu trabalho se preconizar as características da assistência farmacêutica. “Ele deve procurar saber o motivo da utilização do medicamento. Em caso de automedicação, o farmacêutico deve aplicar o algoritmo dos transtornos menores (disponível no Fascículo II Farmácia Estabelecimento de Saúde sobre medicamentos isentos de prescrição – download pelo portal do CRF-SP). Se realmente confirmar que é um transtorno menor, o paciente deverá ser orientado quanto à dose e risco de interação com álcool ou com alguns medicamentos.”  

Thais Noronha

 

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.