Revista do Farmacêutico 114 - CRF-SP em Ação - Foco no SUS

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 114 - NOV-DEZ / 2013

Revista 114 setinha CRF-SP em Ação setinha Foco no SUS

 
 

Foco no SUS

Eventos debatem importância da assistência farmacêutica na Saúde Pública

Foto: Mônica Neri
Mesa de abertura com o dr. Israel Murakami, dr. Pedro Eduardo Menegasso e dr. Luciano Soares

O CRF-SP promoveu, pela primeira vez, no dia 7 de dezembro, em São Paulo, três eventos conjuntos para discutir a assistência farmacêutica no SUS: o IV Seminário de Saúde Pública, a II Mostra de Experiências Exitosas no SUS e o I Encontro de Farmacêuticos Especialistas em Gestão de Assistência Farmacêutica. 

O evento contou com a presença da diretoria, do coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública, dr. Israel Murakami e cerca de cem farmacêuticos que debateram o assunto. Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, esses encontros ampliam o caminho que o CRF-SP vem trilhando em prol da qualidade da assistência farmacêutica na Saúde Pública. 

“Ainda temos um desafio enorme de provar às autoridades a importância da assistência farmacêutica. As ações do CRF-SP, como a Comissão Assessora de Saúde Pública, o GTAM (Grupo Técnico de Apoio aos Municípios) e a própria fiscalização, apontam um avanço no setor. Tanto é que, apesar de ainda ser um número baixo, a assistência farmacêutica na Saúde Pública no Estado saltou de 30 para 45% nos últimos dois anos”. 

 

Foto: Mônica Neri
Para dra. Maria do Carmo Guimarães, o planejamento é fundamental para desenvolver a assistência farmacêutica
A palestrante dra. Maria do Carmo Lessa Guimarães falou sobre a importância do planejamento. “Na saúde pública temos muitas necessidades e poucos recursos. Nesse sentido, o planejamento torna-se uma ação fundamental para desenvolver e gerir a assistência farmacêutica”.

 

 Para um dos idealizadores do evento, dr. Murakami, tanto o seminário, como o encontro e a mostra são provas de que a assistência farmacêutica no SUS está crescendo, mas ainda é um setor que tem muitos desafios. ”Para dar continuidade a esses trabalhos, o CRF-SP lançará em janeiro o Boletim Pesquisa&Ação, um trabalho multidisciplinar da entidade que tem por objetivo a publicação de trabalhos científicos no portal e, com isso, dar visibilidade aos assuntos de interesse da área farmacêutica também para o setor público”.

 O seminário contou ainda com explanações de farmacêuticos sobre suas experiências profissionais. A dra. Paula Martins Santucci fez uma análise dos problemas de controle do estoque de medicamentos da farmácia central do município de Mairinque. Já a dra. Sefora Ribeiro Pereira abordou a análise do plano operativo que levou à priorização da estrutura do departamento de Assistência Farmacêutica em Osasco. A última ministrante foi a dra. Sylvia Escherde Oliveira Nielson, que trouxe algumas experiências de serviços clínicos oferecidos pelo farmacêutico no SUS no município de Goiânia. 

Para finalizar, os ministrantes discutiram os principais temas ligados à assistência farmacêutica no SUS na mesa redonda “Como os especialistas podem manter uma rede de informação para troca de experiências”. Mônica Neri

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.