Revista do Farmacêutico 114 - Livros

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 114 - NOV-DEZ / 2013

Revista 114 setinha Livros


Atenção Farmacêutica em Distúrbios Maiores

ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM DISTÚRBIOS MAIORES

O livro é fruto de uma vasta revisão bibliográfica e da experiência profissional da autora. Escrito e organizado em capítulos, a obra contém informações técnicas atuais e humanizadas que fornecem subsídios para o aprimoramento da atenção farmacêutica. A atenção farmacêutica chega ao Brasil como uma forma de prover responsavelmente a orientação que o paciente necessita, com impactos altamente positivos na qualidade de vida. É uma atividade intrínseca à atuação do farmacêutico e uma ação primária de saúde pública, que auxilia na prevenção e solução de problemas relacionados ao uso de medicamentos. A obra é de grande importância, tanto para o estudante quanto para o profissional, no enfrentamento dos desafios atuais e futuros da atuação farmacêutica.

Autora: Luciene Alves Moreira Marques

Editora: Medfarma

 

Medicamento na Prática Clínica

MEDICAMENTOS NA PRÁTICA CLÍNICA

Este livro apresenta os principais fármacos utilizados na prática clínica, contemplando os princípios gerais de Farmacologia e as informações necessárias para a prescrição adequada, racional e baseada em evidências. A fim de facilitar a busca de informações, os medicamentos foram separados de acordo com o grupo farmacológico e a especialidade médica na qual são mais comumente usados, incluindo informações sobre mecanismos de ação, contraindicações, efeitos adversos e recomendações para situações especiais.Escrito com a colaboração de farmacologistas, farmacêuticos e clínicos de várias especialidades, constitui uma ferramenta para o dia a dia dos profissionais da saúde envolvidos com a prescrição ou manipulação de medicamentos.

Autores: Elvino Barros, Helena M. T. Barros e colaboradores

Editora: Artmed

 

Farmacovigilância: da teoria à prática

FARMACOVIGILÂNCIA: DA TEORIA À PRÁTICA

A implementação definitiva da farmacovigilância em instituições de saúde diminui os problemas de subnotificação, permite que informações obtidas pela avaliação do risco/benefício na utilização de medicamentos possam colaborar com gestores e equipes de saúde na seleção, na indicação, na administração e nas precauções a serem tomadas em relação ao uso dos medicamentos.Esta obra analisa questões relacionadas à farmacovigilância num contexto histórico – traça um panorama acerca do assunto que abrange da antiguidade ao Brasil atual, abordando facetas como reações adversas a medicamentos, erros de prescrição, desvios de qualidade e suspeitas de inefetividade de medicamentos. Além de análises, o livro traz propostas para a implantação de um serviço diferenciado de farmacovigilância.O livro está disponível para download gratuito: http://portal.crfsp.org.br/e/93510/.

Autores: Fabiana Rossi Varallo e Patrícia de Carvalho Mastroianni

Editora: Unesp




 
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.