PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 108 - AGO - SET - OUT / 2012
Revista 108 CRF-SP em Ação
Justa Homenagem
Justa Homenagem
Edifício que abriga a sede do CRF-SP muda de nome para homenagear uma das mais respeitadas farmacêuticas do país e exemplo de profissional de atitude
![Sede na rua Capote Valente, na capital, mudou de nome como uma justa homenagem (Foto: Mônica Neri) Sede na rua Capote Valente, na capital, mudou de nome como uma justa homenagem (Foto: Mônica Neri)](/images/stories/revista/rf108/rf108_acao_homenagem_vidro_foto-monica-neri.jpg)
de nome como uma justa homenagem
(Foto: Mônica Neri)
Desde agosto de 2012, o edifício sede do CRF-SP mudou de nome e passou a se chamar Edifício Farmacêutica Dra. Adelaide José Vaz. A mudança presta uma justa homenagem àquela que foi uma das farmacêuticas que mais se destacaram no país na defesa da profissão e da ética.
Formada em 1981 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Ciências Imunológicas também pela USP, ainda no final dos anos 80, a dra. Adelaide começou a atuar de forma mais intensa no CRF-SP. Foi conselheira por vários mandatos e, em 1994, assumiu a presidência da entidade, praticando ações em favor da conscientização ética e do engajamento do farmacêutico como profissional da saúde.
Como presidente do Conselho, ampliou e fortaleceu o setor de fiscalização, criou a seção de Denúncias e informatizou e aprimorou o atendimento aos farmacêuticos e ao público. Durante sua gestão, acompanhou de perto e apoiou fortemente a implementação dos medicamentos genéricos (Decreto 793/93) e a implantação da assistência farmacêutica no Estado.
Dra. Adelaide teve fôlego, ainda, para cursar a Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP, graduando-se bacharel em Direito com a intenção de compreender melhor os aspectos legais da profissão farmacêutica. Ela faleceu em setembro do ano passado, aos 57 anos, quando se dedicava à docência nas universidades São Judas Tadeu e Oswaldo Cruz, e à pesquisa na Universidade de São Paulo.
|
Mônica Neri
Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico